sábado, 19 de fevereiro de 2011

Karatê Kid



Duração: 140 min.

            Devido a carreira de sua mãe, o pequeno Dre Parker, de 12 anos, se vê obrigado a deixar Deitrot, nos EUA, e ir para Pequim, China.  Lá não demora a arrumar um amiginho, conhecer uma mocinha e os valentões da área que sabem Kung Fu.  Estes passam a persegui-lo e surrá-lo.  Numa dessas surras o zelador Mr. Han aparece e o socorre, vencendo facilmente os pequenos valentões.   Ao visitar a academia destes, vê que o mestre local ensina a violência.  Um desafio entre Dre e o valentões é aceito e marcado para um torneio de Kung Fu.   Agora Mr. Han terá que preparar o jovem americano para o confronto.
           
            A estória pode até ser bem diferente da contada no original de 1984, mas a essência é exatamente a mesma.  Até algumas frases são idênticas.  O estilo excêntrico de ensino no Mr. Han só não impressionou tanto por já ser esperado.  Mas tem seu crédito por já ser diferente do original. 
            Nesta versão, pelo menos o kid está mais kid que na versão anterior.  O drama também está melhor.  Aqui já não é apenas uma questão de lidar com valentões, mas de se adaptar a uma nova cultura.
            A atuação do jovem Jaden Smith (o filho de Will Smith) está muito boa.  Ele tem boa desenvoltura para sua pouca idade.  Não creio poder dizer o mesmo do Jackie Chan.  Em alguns momentos a atuação dele me pareceu um pouco forçada, como se não estivesse muito à vontade no papel.
            Quem não viu o original, vai gostar deste.  Quem viu o original talvez goste mais ainda.  Tem uma piadinha com uma mosca que só quem viu os dois vai entender.


           

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Meu Malvado Favorito

Duração: 95 min.

            Gru é um vilão malvado (mas sem muito jeito para isso) que quer se destacar em sua profissão.  Mas alguém está na dianteira.  Roubaram uma pirâmide no Egito.  Agora ele terá que se apressar em executar seu mais audacioso plano: roubar a Lua.  Para isso terá, primeiro, que roubar uma arma de raio encolhedor.  Até consegue.  Mas um jovem vilão chamado Vetor lhe rouba a arma e a guarda em sua impenetrável fortaleza. 
-->Tentando reaver a arma, ele se aproveita do gosto de seu inimigo pelos biscoitos das órfãs e adota as três meninas, Margo, Edith e Agnes.  Pretende usá-las em um plano para entrar na fortaleza. 
            Só que até executar o plano, terá que cuidar das crianças e fingir ser um bom pai adotivo.  E querendo ou não, as afeições se formam e colocam Gru em xeque.

            A animação em si é boa e tecnicamente ótima.  Gráficos de primeira e design melhor ainda.  Até gostei, mas durante toda a animação fiquei com aquela sensação de que faltou algo.
 O vilão caricato e sua casa sombria com um jardim morto e cheia de apetrechos  sinistros está mais para algo tipo família Adams do que para gênio do mal. 
            O enredo, apesar de original, é um tanto previsível e, sinceramente, não me impressionou tanto – considerando o que se espera de uma animação desse nível.   Chega a ser difícil classificá-la.  Não tem ação boa o suficiente para ser de ação.  Drama e aventura idem.  Talvez dê para classificar como quase-comédia.
            Acredito que a forma caricata do vilão e os pequenos e simpáticos minions agradem aos pequeninos.  Fora isso, tem animações bem melhores para quem já passou dos doze.



domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como Treinar o seu Dragão

Duração: 98 min.
           
            Soluço é o jovem filho do líder de uma aldeia de vikins que vive sendo atacada por dragões.  Ao contrário dos adultos e dos seus colegas, ele é todo atrapalhado e toda vez que tenta ajudar, algo sai errado.   Mas ele não desistirá.  Usando seus talentos adquiridos como ajudante do ferreiro, ele constroi uma arma e consegue derrubar um Fúria da Noite – um dos dragões mais temidos e jamais capturado.  Só que ninguém vê e nem acredita nele.
            Disposto a ter o respeito dos demais, ele procura na floresta o local da queda do dragão.  Encontra-o.  Agora é só mata-lo, arrancar a cabeça e ser um viking respeitado.  Mas ele não é um matador. E com pena do animal, o liberta.  A partir daí nascerá uma amizade com mudará o modo dele de ver essas criaturas. Ironicamente, essa amizade lhe traz conhecimentos que são usados em seu treinamento de matador de dragões, dando-lhe o respeito dos demais.  Sem poder ser um matador, ele terá que mostrar à aldeia que os dragões não precisam ser inimigos.  Algo difícil de aceitar quando se tem a casa queimada por um deles.
           
            Uma animação realmente muito boa.  Tem uma excelente qualidade gráfica – e eu nem assisti em 3D – e um enredo bom, criativo e divertido.  O protagonista tem umas falas bem articuladas e com dose de humor.
            Para quem gosta de extrair um pouco mais dos filmes, esse oferece um debate interessante:  as idéias formatadas que a sociedade tem estão corretas?  E mais, o erro de se conceber idéias sobre seres (pessoas) sem as conhece-las direito. 
            E interessante observar a coragem do Soluço em defender suas convicções do certo e enfrentar a sua sociedade e a reprovação de seu próprio pai.  Algo realmente raro em nossa sociedade onde os princípios parecem seguir os interesses.   Afinal, qual de nós não mataria um dragão que lhe cuspiu fogo só para se tornar muito famoso?



O Grande Mestre 2


Duração: 105 min

            Yip Man se refugiou da invasão japonesa em Hong Kong, onde quem domina são os ingleses.  Para ganhar algum dinheiro ele monta um dojo e com custo consegue alguns alunos.  Mas o lugar já tem seus dojos e seus mestres.  E ele tem que provar para estes que é mestre e aceitar o desafio deles para ter a autorização de montar seu próprio dojo.  Depois do desafio lhe dizem que tem que pagar uma taxa de proteção.  Ele se recusa e é perseguido.  Mas por sua vez, os outros mestres, e todos os chineses, também  são perseguidos pelos ingleses, que recebem a mesma taxa de proteção. 
            Numa luta de boxe organizada pelos ingleses, o campeão destes ofende os chineses, derrotando alguns lutadores e matando um dos mestres em um desafio.
            Tentando limpar o nome manchado pelo incidente, o campeão inglês desafia qualquer chinês a um combate no ringue.  Cada um usando seu próprio estilo de luta.  Yip Man aceita o desafio.  Agora caberá a ele honrar novamente seu povo.

            Continuação do filme O Grande Mestre baseado na vida de Yip Man, o mestre de Bruce Lee.
            Este segue bem a linha do primeiro, com boas e, digamos, cinematográficas cenas de lutas. 
            O enredo é bem simples.  Neste ponto achei o primeiro melhor. 
            Ao final do filme ele receberá um aspirante a aluno destinado à fama.
            Quem gosta de um bom filme de luta não vai se decepcionar com este.


Biografia

Veja também:
O Grande Mestre