domingo, 29 de abril de 2012

Perigo em Bangkok


Duração: 99 minutos.

Joe é um assassino profissional com algumas regras. Por isso vive solitariamente e até mata jovens que contrata para ajudá-lo nos serviços. Assim não fica rastro.
Bangkok é apenas mais um serviço. E novamente contrata um jovem para ser seu contato com o contratante. Mas, sem saber bem o porque, ele se torna o professor desse jovem, que o vê como uma espécie de justiceiro. E continuando a quebrar suas regras, o assassino se apaixona por uma moça surda e meiga.
No entanto, quebrar as próprias regras só atrapalha o serviço.

O filme até tem alguma ação e só. O final alternativo disponível nos extras do dvd é melhor que o original.



e o vento levou


Duração: 233 minutos

Scarlett é filha de um rico fazendeiro do sul dos Estados Unidos e que é apaixonada por Ashey, que já está noivo. Assim, por raiva e sem amor, Scarlett casa com o irmão da noiva. Mas logo a guerra entre os estados do norte e os estados confederados do sul é declarada. Os animados jovens cavalheiros logo se alistam. E Scarlett logo fica viúva. Rhett Butler, um rico comerciante que não está interessado na causa, a não ser por lucro, se apaixona por ela. Mas não será nada fácil conquistar esta moça de forte caráter.
A guerra se estende e atinge a cidade e a vida de Scarlett, deixando ela e seus familiares na miséria e fome. Agora dependerá dela tomar as rédeas da situação e buscar dá a volta por cima. E estará disposta a tudo para isso.

Apesar de antigo, o filme tem uma produção muito boa, com cenas que dariam para emoldurar e fazer um belo quadro. Junte-se a isso a belíssima e característica trilha sonora e o forte apelo emocional de algumas cenas e se tem o sucesso que o filme é até hoje.
Ruim do filme é que ele é grande demais. Por isso mesmo foi dividido em duas partes, que, se fosse os dias de hoje, seriam dois filmes.
A primeira parte é realmente muito boa, com excelentes cenas que realmente prendem a atenção. Foca principalmente a guerra.
A segunda parte foca o pós-guerra, com a derrota dos confederados, e a reconstrução da cidade e da economia. Aqui a estória vai declinando um pouco, chegando mesmo a parecer uma novela mexicana, levando a um final que, na minha opinião, ficou a desejar.



sábado, 28 de abril de 2012

Happy Feet 2


Duração: 100 minutos

Mano agora já pai. E seu filho Erik é tão inseguro quanto ele foi um dia e a relação dos dois não está muito boa. Quando, num incidente, todos riem de Erik, o filhote foge com dois amigos e encontra um herói (fajuto) a quem passa a admirar. Mas seu pai logo aparece para levar os fugitivos de volta. No entanto, o aquecimento global desprendeu um enorme iceberg que bloqueou a saída dos pinguins imperadores, aprisionando-os em seu lar. Somente Mano e os três filhotes não estão presos. E caberá a eles encontrar um modo de libertar seu povo.
Paralelamente, um krill (minúsculo camarão) sofre de crise existencial e quer sair da base da cadeia alimentar e se tornar um carnívoro.
Se o primeiro filme foi nota 10, este é um 8. O que também é muito bom. Na qualidade de imagem está melhor (cinco anos após o primeiro, tinha que ser). O enredo não está ruim, abordando temas interessantes como relacionamento pai e filho, a substituição da figura paterna e superação. Pecou no caráter musical, que foi o que mais destacou no primeiro filme.
No DVD que assisti, algumas músicas não foram traduzidas para o português, e sequer tinham legendas. No entanto, duas músicas se destacaram. Primeira, Ponte de Luz, muito bem interpretada na versão em português pela cantora Betânia Lima (em inglês pela canto P!nk) e bem realçada pelos efeitos visuais. A segunda é a ópera que o filhote Erik canta, reconhecendo seu pai como herói. Tocante. Mas ópera já foi um tanto de exagero (ou ousadia, se preferir) para o contexto da animação.
Um tanto fora de contexto também ficou o par de krill. Se era para ser o tom cômico do filme, não funcionou muito bem.
Enfim, é um bom filme para se ver com a família.


 Veja também Happy Feet

quarta-feira, 25 de abril de 2012

5 Dias de Guerra



Duração: 113 minutos

Um jornalista americano e seu cinegrafista são pegos de surpresa pelo ataque russo à Geórgia, enquanto assistiam à um casamento local. Os convidados são atingidos pelo bombardeio.
Logo vários tanques e impiedosos mercenários começam a invadir as cidadezinhas e a destruir tudo e a matar e violentar os civis.
Enquanto tentam escapar da zona de conflito, a dupla de repórteres filma os crimes de guerra e arriscam suas vidas para transmitir as imagens ao mundo. Mas a mídia não está interessada no conflito. Preferem transmitir as Olimpíadas.
Paralelamente, o presidente da Georgia tenta de tudo para evitar o conflito. Mas os líderes mundiais também não demonstram interesse em ajudar.

O filme é muito bom. Tem ótimo nível de ação e é muito bem produzido.
Mais do que pelo entretenimento, ele vale pelos alertas. É fácil, para nós aqui tão distante, só ouvir falar da guerra no jornal e depois passar para a novela. O filme nos permite ter uma ideia mais próxima do conflito e de como ele afeta os moradores locais. E como chega a ser ridículo que, por pura questão política, se mate e desabrigue tanta gente inocente em tão pouco tempo. E de como a mídia e a política, “boa” ou “má”, agem de acordo somente com seus interesses.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cheri




Duração: 92 minutos

Léia é uma refinada prostituta que soube fazer fortuna com seus ricos e ilustres clientes. Agora, já com uma “certa idade”, ela vive uma aventura com o adolescente Cheri, filho de uma colega rival dos tempos áureos. O que era para durar algumas semanas, dura seis anos. Até que , finalmente, a mãe do rapaz lhe arranja um bom casamento. Ao se separarem, Léia percebe que ficaram tempo demais juntos.
O filme tem bons atores nos papeis principais. Dá para alugá-lo só pela capa com uma Michele Piffer bem sensual sobre lençóis.
O tema de uma mulher mais velha se envolver com um rapaz bem mais moço não ficou tão interessante quanto poderia. Mesmo numa época de forte pudor moral em que se passa a trama, o fato dela ser uma prostituta e ele filho de uma, dá a impressão que nada é proibido entre eles. O sexo livre e sem compromisso, sem trair ou prejudicar ninguém. Só serviu para criar uma expectativa de cenas que não existem.
O que salva a trama é o sentimento dos dois se mostrar verdadeiro.




sexta-feira, 20 de abril de 2012

Deixados para trás



Duração: 95 minutos.

Em apenas um instante milhares de pessoas ao redor do mundo desaparecem, deixando tudo que não era natural do corpo para trás (roupas, óculos, implantes cirúrgicos...). Com elas se foram todas as crianças. O mundo vira um caos. Pais desesperados que perderam filhos, filhos que perderam pais, casado que perderam os cônjuges, pastores que perderam todo sua congregação...
Alguns dos que ficaram para trás percebem que perderam o arrebatamento e se convertem. Enquanto o mundo tenta voltar à normalidade, com o surgimento de um proeminente líder mundial, alguns dos novos convertidos se preparam para os anos de tribulação.
Filme baseado na série de livros homônimos que se tornaram sucesso de vendas. Neles o autor tentar retratar como seria o Apocalipse, se acontecesse nos dias de hoje.
Não é nenhuma produção hollywoodiana, mas tem qualidade e roteiro bons o suficiente para te manter na poltrona.




quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Julgamento de Nuremberg


Duração: 180 minutos



Com o fim da II Grande Guerra, um alto oficial alemão se rende pacificamente numa base aliada. A boa recepção e coleguismo dos oficiais aliados ao ilustre prisioneiro vai parar nos jornais e causa uma má repercussão no mundo.
Com isso um tribunal internacional especial para julgar alguns dos principais nazistas é criado e sediado em Norenberg, uma das cidade devastadas pela guerra.
O promotor americano Robert H. Jackson é designado para tomar as devidas providências e articular as acusações, juntamente com os promotores dos outros países aliados. No entanto, terá que enfrentar um hábil adversário no banco dos réus.

O filme é baseado em fatos reais e, realmente, é uma trama muito boa de se ver. Pessoalmente, vi repetidas vezes e faz parte da minha coleção.
A produção é boa, e tem ótimos atores. Mas é mesmo na trama que ele se destaca.
Parece simples, de início, condenar nazistas que mataram milhares de pessoas no chamado holocausto. Mas se é um soldado cumprindo ordens, até onde vai sua culpa?
Praticamente um filme obrigatório para os estudantes de direito e os de história.


Vale lembrar que tem um filme homônimo em preto e branco de 1961. Neste, o julgamento é de quatro juízes alemães envolvidos com o nazismo, que ocorreu durante o mesmo evento em Nuremberg. Bom filme, também. Ganhou vários prêmios em sua época.
Notaram alguma semelhança nas capas?


Recentemente a universidade de Harvard disponibilizou os documentos referentes a esse julgamento na internet (em inglês- naturalmente).





terça-feira, 17 de abril de 2012

O Júri (runaway jury)


Duração: 127 minutos.

Uma pessoa armada entra em um escritório e mata um homem. Sua esposa vai ao tribunal, não contra o assassino, mas contra a industria que fabricou a arma. Se ela ganhar, criará um precedente que tornará as industrias de armas co-responsáveis pelos crimes cometidos com elas. Para evitar isso, as industrias contratam um poderoso consultor jurídico que tem sob os panos uma equipe de profissionais qualificados capazes de tudo para garantir a vitória de seu cliente.
Mas no júri há um jovem muito inteligente e manipulador. Ele prova para os dois advogados que pode influenciar a decisão do júri e assim passa a leiloar o veredicto.

Um filme com um roteiro muito bem escrito e inteligente, capaz de prender a atenção até o fim.
A questão que levanta é muito boa. Se uma industria produz armas capazes de facilmente tirar uma vida, não deveria ser mais cuidadosa sobre o usuário final a quem chega? Lembrando que nos EUA o acesso a armas é legalmente muito mais facilitado do que aqui no Brasil.



domingo, 15 de abril de 2012

Há Tanto Tempo Que Te Amo

Duração: 116 minutos

2 indicações Globo de Ouro 2009 (melhor atriz e melhor filme estrangeiro)

Juliette passou quinze anos na prisão. Agora está na hora de recomeçar. E para isso conta com sua irmã mais nova, que a recebe de braços abertos e a leva para morar com sua família.
Mas uma ex-presidiária recomeçar é muito difícil. Terá que enfrentar a desconfiança da sociedade e do cunhado, além da dor da tragédia que a levou à prisão.

O filme tem boas atrizes nos papéis principais, o que ajuda muito num drama. Elas conseguem passar o que precisam sem os exageros de uma novela mexicana.
No geral é uma boa trama. Não é revelado logo de início o porquê de Juliette ter sido presa. Devagar, ao longo da estória, o passado dela vai sendo esclarecido. Isso ajudar a prender a atenção. Mas, confesso, para mim foi um tanto cansativo assisti-lo. Para um roteiro um tanto morno, o tempo de duração poderia ter sido menor. E o final poderia ter sido melhor. Ficou algo do tipo “Oquê? Acabou?”. 


sábado, 14 de abril de 2012

Entre Vinhos e Amores (la cucina)


Duração: 89 minutos

Três vizinhas e amigas preparam o jantar. A casada e grávida não leva muito jeito para a cozinha, e quando o marido, vendo o jantar pronto, sugere uma pizza... Zangada, com os nervos a flor da pele e com muitas coisas se passando em sua mente, ela vai desabafar com a bela loira alta, e lésbica, vizinha. Esta, sim, sabe cozinhar muito bem e é uma ótima ouvinte e conselheira.
No andar de baixo, aguarda um homem mais velho. Ela também não é muito boa de cozinha, mas, pelo menos, ele traz o vinho. E os dois tem uma longa conversa sobre casamento e relacionamentos.
O filme todo se centra basicamente nessas conversas sobre relacionamentos. Foi bem produzido. Não chega a ser cansativo. E para isso ajuda muito o instrumental tocado num violão por um jovem vizinho.
Um drama leve, para uma hora também leve em que não se tenha nada melhor para fazer – ou ver.


O Super Lobista (cassino Jack)


Duração: 108 minutos.


Jack Abramoff é um lobista americano que já ajudou muitos senadores a se reelegerem com suas negociações. Quando a ganância fala alto ele começa a usar suas influências em benefício próprio para se tornar um grande empresário. Mas quando as coisas começam a desandar, suas influências acabam e o palco está armado para um grande escândalo.

Baseado em fatos reais da carreira do lobista Jack Abramoff.
Vale lembrar que nos EUA a profissão de lobista é legal e regulamentada. O que não acontece no Brasil.
O filme não chega a ser ruim. No entanto, serve mais a título de curiosidade, tanto pela profissão de lobista quanto pelos fatos reais que retrata, e não tanto para entretenimento.




quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os Três Mosqueteiros


Na França da época de capa e espada, o país é reinado por um adolescente inseguro facilmente manipulado pelo cardeal. Para conseguir assumir o governo este trama um suposto caso entre a rainha e um duque inglês. Forja-se então as provas: cartas falsas do duque para a rainha, mencionando um valioso colar, presente do rei da frança à rainha, e que estaria na posse do duque. Milady, a espiã do cardeal, rouba o colar e o leva para a Inglaterra.
Esperando saber a verdade, o jovem rei aceita o conselho do cardeal e anuncia um baile no qual pede à rainha que use seu valioso presente.
Para salvar o pescoço da rainha, e evitar que a França seja governado pelo cruel cardeal, os três mosqueteiro Arthos, Porthos e Aramis, com a ajuda do jovem aspirante D'Artagnan e o servo Planchet, têm que ir à Inglaterra recuperar o colar e trazê-lo a tempo para o baile.

Mais uma versão para o cinema do clássico da literatura. E “versão para o cinema” é bem o termo. Tem muitas e boas cenas de ação com ótimas coreografias. Inovaram, ou melhor, exageraram, ao colocar navios dirigíveis que nada tem a ver com a estória original. Mas até que ficou bom.
Além do filme, recomendo também o livro. 



terça-feira, 10 de abril de 2012

Quem Quer Ser Um Milionário?


Duração: 120 minutos.

Jamal é um jovem indiano que está a uma pergunta de se tornar um milionário através do programa “Quem quer ser um milionário?. Nem era sua pretensão. Só entrara mesmo no programa porque todos o viam, portanto a garota de quem ele gostava também o veria.
Por ser um pobre criado em uma favela em Mumbai e ter chegado onde nem doutores chegaram no programa, a polícia suspeita de trapaça e o prende antes do grande final. Então é preciso que ele conte sua dura vida ao lado de seu irmão e como ela lhe trouxe as respostas.

Filme muito bom. Não é à toa que foi indicado a dez Oscars e ganhou oito. Mostra bem a vida de pobreza e mesmo miséria em uma favela e como é crescer enfrentando a fome e o perigo dia a dia. Se não fosse a diferença cultural, bem poderia ser confundido com alguns filmes brasileiros.
Interessante que mostra dois irmãos criados sob as mesmas circunstâncias. O dito mais forte se deixa levar, digamos, pela vida e se envolve com traficantes e drogas. E o dito mais fraco consegue resistir a isso tudo, sem deixar de ser bom. E o destino parece recompensá-lo. 


domingo, 8 de abril de 2012

Matemática do Amor



96 minutos

Mona cresceu muito apegada ao pai. Quando este adoece mentalmente, ela se refugia na matemática, fechando-se para o mundo. Já adulta, sua mãe a expulsa de casa e lhe arranja um emprego de professora de matemática numa classe infantil. Lá ela se apega a uma das alunas e desperta o interesse de um jovem professor, a quem ela evita. Agora ela terá que morar sozinha e, querendo ou não, enfrentar seus medos e se descobrir na vida.
A estória pode até ser “bonitinha”, com lições sobre e coisas do tipo, mas o filme é muito cansativo de assistir. Parece não ter um eixo definido.
E, sinceramente, mesmo ajudando a explicar o comportamento autodestrutivo da moça, o dito “conto de fadas” no início é bem de mau gosto.
Pode até agradar a alguns fãs do gênero. Para mim só serviu para provar que amor tem mais a ver com química do que com matemática.



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Wall-e


Duração: 98 minutos


Num futuro, talvez não tão distante, a Terra está entulhada de lixo. Para limpá-la são criados os pequenos robôs Wall-e. Mas com a atmosfera se tornando tóxico, os humanos são embarcados em naves espaciais e abandonam o planeta.
Mais de setecentos anos depois resta apenas um robô Wall-e, persistente em seu trabalho. Com o tempo ele desenvolveu consciência e personalidade, passando a colecionar coisas.
Sua monótona rotina muda quando um robô de exploração chamado EVA aparece, com uma personalidade claramente feminina. Wall-e logo se interessa por ela. Mas ela é só sofisticação, enquanto ele é antiquado e atrapalhado.
Quando uma nave resgata EVA, Wall-e consegue embarcar cladestinamente e vai parar numa das enormes espaçonave que deixaram a Terra há séculos. Logo de ser uma sucata, a nave era uma espécie de cidade superavançada, onde habitavam os descendentes da tripulação original. Estes são gordos e vivem sentados em uma cadeira com um monitor bem à frente dos olhos e fartamente servidos de alimentos (Calma. Qualquer semelhança deve ser mera coincidência...). Mas as informações que EVA traz sobre a Terra pode, finalmente, mudar seus estilos de vida.

A animação realmente é muito boa. O personagem principal tem carisma e chega a ser muito engraçado. Não tem como deixar de torcer por ele ao longo da trama.
Tenho que tirar o chapéu para quem projetou o robozinho – claramente inspirado em ET o extraterrestre. Conseguiu fazê-lo de tal forma que pudesse lhe dar expressões sem perder o jeito de robô.
Os humanos da nave são um caso a parte. Confortáveis em suas cadeiras, seus relacionamentos são todos através dos monitores, numa espécie de intranet. Suas vidas são todas guiadas pelos computadores, que ditam até a cor da moda de seus trajes. Em certo momento do filme o monitor some e os humanos enxergam a cidade em que vivem e se surpreendem. Devido as peripécias do robozinho, suas vidas também mudarão.
Bem bolado também são as pinturas que aparecem durante os créditos. Vão desde pituras das cavernas até as mais modernas. Todas com representações de robôs entre os humanos, mostrando a recriação da história.
Vale muito também ver os curtas nos extras do DVD. 



terça-feira, 3 de abril de 2012

A Lista de Schindler


Duração: 197 minutos.

Oskar Schindler é um empresário alemão membro do partido nazista que visa lucrar com a guerra. Para isso emprega judeus para sua fábrica (são mais baratos que os trabalhadores católicos alemães).
Ao assistir o massacre de judeus do alto de um morro, ele passa a usar sua influência e seu dinheiro para subornar oficiais nazistas e trazer para sua fábrica alguns judeus. Mas tem que fazer isso sem demostrar aos seus amigos nazistas suas boas intenções.
Com a guerra avançando, a pressão dos nazistas sobre os judeus aumenta e muitos são enviados para campos de concentração, onde a morte é quase certa.
Disposto a salvar o maior número de vidas possíveis, Schindler cria uma lista de nomes de trabalhadores essenciais para a produção de sua fábrica. Estar na lista representa manter-se vivo.

Baseado em uma história real. Apropriadamente foi produzido em preto e branco, com raríssimas cores. Uma dessas cores marcantes foi a do casaco vermelho de uma menininha. Um toque de mestre. A obra toda, aliás, foi muito bem feita, sendo considerado um dos melhores filmes já produzidos na América.  Possui muitas cenas visualmente e emocionalmente impactantes. 
Apesar de suas mais de três horas de duração, é um filme que vale a pena ser assistido e difícil de ser esquecido.

 
  


O Caminho do Guerreiro


Duração: 100 minutos.

Yang sempre quis se tornar o melhor espadachim. E um dia se tornou, numa luta decisiva contra o clã inimigo. Eles juraram que lutariam até que não restasse mais ninguém do outro clã. No entanto, o último sobrevivente do clã inimigo era um bebê. Decidido a não matar a criança, Yang foge para o outro lado do mundo e vai viver numa pequena cidade do velho oeste.
Na pobre cidadezinha ele vive uma vida muito simplória em meio a seus novos amigos. Até que um bando de pistoleiros o obriga a sacar novamente a espada e isto atrai os guerreiros do seu clã, que querem matar a criança e ele.
Agora ele e seus novos e poucos amigos terão que enfrentar dois fortes bandos de inimigos.
O enredo até que é bom. Parece saído de um HQ. Mas se não fosse o protagonista usar uma espada ao invés de uma pistola, seria apenas mais uma estória de faroeste com efeitos especiais manjados no estilo 300 de Esparta.
O título remete ao código de honra dos antigos guerreiros japoneses, o Bushido (bushi = guerreiro, do = caminho).