terça-feira, 29 de maio de 2012

Órfãos da Guerra

Duração: 114 minutos

Um jovem jornalista inglês George Hogg viaja até a China para cobrir uma guerra. Quando flagra atrocidades cometidas pelos japoneses e é capturado, sua vida é salva por um pequeno grupo de guerrilheiros chineses. Este não consegue salvar dois amigos seus e com tiroteio Hogg é ferido. Enquanto se recupera ele se refulgia em um precário orfanato para meninos. Contando com a ajuda da enfermeira Lee Pearson, consegue, aos poucos, ganhar a confiança dos meninos e a reestruturar o lugar, de modo a terem uma vida um pouco melhor.
Mas a guerra não dá trégua. E alguns oficiais chineses já veem nos meninos potenciais soldados.
Certo de que a guerra atingirá o orfanato, Hogg decide tirar os meninos dali. Assim começa uma jornada de mais de novecentos quilometros até um local seguro onde podem recomeçar. Ao longo do caminho terão que enfrentar muitos desafios, tanto de clima diverso quanto de pessoas hostis.

O filme retrata uma história real.
Muito bem produzido e emocionante. Conta até com alguns atores de peso da China.
Temperado com alguma ação e visões políticas e sociais diferentes, o drama se torna uma interessante opção de entretenimento.





quarta-feira, 23 de maio de 2012

17 outra vez


Duração: 102 minutos.

Mike é um adulto de 37 anos que está se separando da mulher e que não consegue se aproximar dos filhos adolescentes. E ainda perde uma promoção na firma para uma moça mais nova. Nesta difícil fase ele vive com Ned, seu melhor amigo e um nerd rico.
Ao visitar seu antigo colégio e ver uma foto sua no time de basquete, Mike relembra seus tempos de glória. Naquela época ele era muito bom jogador. Num dos jogos havia um olheiro prestes a lhe dar a oportunidade de sua vida. Mas quando soube que sua namorada estava grávida, largou tudo por ela. Agora pensa em como sua vida poderia ter sido diferente. Se tivesse outra chance... E teve.
Depois de um incidente, ele se vê no espelho tal qual quando tinha dezessete anos. Com a ajuda de seu amigo, ele retorna ao colégio e ao time de basquete.
Será que agora suas decisões serão mesmo outras?

Refilmagem de um antigo filme. Não lembro o nome. No original, ele entra em um ônibus adulto e sai jovem.
O filme até que é bom. Mas se a pretensão era ser comédia, o Oscar ficaria com o amigo nerd do protagonista e suas extravagâncias, principalmente ao tentar conquistar a diretora do colégio.
 Tirando a comédia, o filme bem que serviria como autoajuda para marmanjos em crise de meia-idade.



terça-feira, 22 de maio de 2012

Sherlock Holmes (com Robert Downey Jr.)


Duração: 128 minutos


Na Inglaterra de 1891, Holmes e Watson impedem o assassinato de uma moça num ritual de magia. Com a ajuda da polícia, prende o criminoso Blackwood. Mais tarde esse é condenado à forca e o Dr. Watson atesta sua morte. Dias depois, Holmes recebe a notícia que o criminoso saiu da cova.
Disposto a limpar a boa reputação de seu amigo, e movido por próprios interesses, Holmes investiga mais a fundo o caso, descobrindo que Blackwood tem ambições bem maiores do que se poderia imaginar.
Com a ajuda de uma envolvente criminosa e, claro, do seu amigo doutor, Holmes enfrentará os mais diversos desafios para impedi-lo.

Filme inspirados nos personagens criados pelo inglês Sir Arthur Conan Doyle. No entanto, no filme os personagens são bem diferentes das imagens criadas pelos livros do autor. Principalmente o bom doutor Watson, que está bem mais em forma na telona. E pelas boas cenas de ação que o filme tem, não poderia ser diferente. O próprio Holmes está mais extrovertido e abusado. E até engraçado - algo meio que impensável no original.
A produção em si do filme é muito boa, com foco mais na ação do que na inteligência do detetive. Tem ótimos efeitos especiais, bons atores e alguns exageros de praxe. 

sábado, 19 de maio de 2012

Invasão do Mundo: batalha de Los Angeles



Duração: 116 minutos.

O mundo é, subitamente, invadido por naves alienígenas. Seu objetivo: nossa água. E rapidamente a batalha entre as duas raças se estabelece.
Um grupo de fuzileiros é enviado à cidade de Los Angeles para resgatar alguns civis em meio a zona de guerra. E devem ser rápidos. Em três horas os militares devastarão a cidade na tentativa de deter os aliens.

Pronto. Basta esse roteiro simplório para levar à tela espetaculares cenas de ação repletas de tiroteios e explosões. Tempere com uma pitada de dramas pessoais e a constante sensação de que tudo está perdido e não dá mais para se levantar da poltrona.
Se o roteiro podia ser melhor, não dá para dizer o mesmo da produção. Os efeitos especiais são ótimos. E o estilo de documentário do filme, nos colando quase como correspondente de guerra junto aos soldados, dá um tom de realismo que favorece muito a qualidade.
Para quem gosta do gênero ação, é um bom filme. 



Super 8


Duração: 112 minutos.

Final da década de 70. Um grupo de garotos vai até uma estação de trem para filmar umas cenas de um curta em uma câmera de filme no formato super 8. Durante as filmagens, um trem se choca violentamente contra uma caminhonete, causando grande estrago.
Depois do acidente, coisas e pessoas começam a desaparecer da cidade e chegam os militares. Quando revelam o filme, os garotos descobrem que havia muito mais naquele desastre.

Apesar do filme ser sobre alienígena, pouco se vê dele. A estória se centra na vida dos garotos, seus problemas e como esses acontecimentos começam a afetá-los e a todos a sua volta.
Suspense bem produzido e com bom roteiro. Nos lembra os antigos filmes do mesmo produtor Steven Spielberg.
Durante os créditos finais é exibido o curta que os garotos produziram.




sexta-feira, 18 de maio de 2012

Premonições


Duração: 110 minutos.

Linda Quinn é uma mãe de família que cuida de seus marido e duas filhas. Mas é surpreendida com a notícia que seu marido sofreu um acidente de carro e faleceu. Depois de um dia nada fácil ela adormece e ao acordar no dia seguinte, seu marido está tomando café. E para todo mundo parece que nada aconteceu. Ela não consegue entender nada. No dia seguinte, ela acorda com o funeral de seu marido sendo realizado em sua casa. E no jardim encontrar sua filha mais velha com o rosto cortado e cheio de pontos.
Com todo mundo achando que está louca, ela terá que se esforçar em entender o que está acontecendo e tentar evitar que o pior aconteça com sua família.

Um bom suspense com um roteiro bem bolado. Dá umas boas duas horas de distração. 



Paparazzi


Duração: 84 minutos.

Quando o ator Bo Laramie ganha fama com um filme de sucesso, sua privacidade e de sua família começa a ser perdida. Nem no jogo de futebol do filho um grupo de paparazzi dá sossego. Educadamente ele pede que não se tirem fotos do filho, mas a insistência dos fotógrafos o faz perde o controle e acertar um murro em um deles. Prato cheio para os próprios paparazzi. Bo, queira ou não, se tornou a melhor fonte de renda deles, e eles não vão deixá-lo em paz.
Atrás de mais fotos, o mesmo grupo de paparazzi o cerca no trânsito e acabam provocando um acidente em que o filho do ator fica inconsciente no hospital. Mas isso só torna as fotos mais valiosas.
Com o assédio passando dos limites, Bo resolve revidar, desta vez com mais inteligência.

O filme parece ter sido inspirado nos acontecimentos que levaram à morte a princesa Diana.
Dá para pensar se a gente, no lugar do personagem, não estaria disposto a fazer o mesmo vendo nossa privacidade invadida e nosso lar destruído por pessoas capazes de tudo por dinheiro – paparazzis ou não.
Apesar do filme não ajudar a fama desses fotógrafos, vale lembrar que em toda profissão há os bons e os maus profissionais.
É um bom suspense, simples e bem produzido.
Pelo visto o ator principal não tem a mesma fama do seu personagem. Mas alguns atores de peso fazem algumas pontas rápidas para ajudar.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Doctor Who


Série

Um alienígena, de aparência igual a de um homem comum, viaja através do tempo e do espaço em sua nave Tardis, sempre bem acompanhado, e enfrentando os mais diversos perigos, normalmente de ordem extraterrestre. Ele é conhecido simplesmente como Doctor, último sobrevivente dos seres chamados Senhores do Tempo.
Sua nave Tardis tem o formato de uma cabine telefônica londrina dos anos 60. Mas seu interior é bem maior que seu exterior, devido sua capacidade de manipular espaço-tempo.

A série original data de 1963 (daí o estilo da cabine) e foi até 1989. A atual foi relançada em 2005.
Seus efeitos “especiais” lembram os filme de ficção científica antigos – bem antigos – como robôs humanóides de lata. No entanto, vê-se bons efeitos especiais ao longo dos episódios. Creio que o uso de efeitos antigos seja mais para manter o tom da série original.
As estórias são normalmente boas, com algo do tipo “além da imaginação”. Algumas são até bobas, mas outras são realmente bem interessantes.
O Doutor tem a capacidade de se regenerar, mudando com isso sua fisionomia. Isso serviu para substituir os atores que o interpretam ao longo das temporadas. Ajuda e atrapalha, já que cada ator tem seu próprio jeito de interpretar o personagem e a gente acaba acostumando. Já as acompanhantes, muda-se mesmo são as personagens.
A série tem passado na TV Cultura. Estranhou? É que originalmente o personagem foi criado com fins educacionais, quando voltava ao passado e conhecia personagens históricos. 



Colombiana


Duração: 108 minutos.


Ainda muito jovem, Cataleya viu seus pais sendo assassinados por um grupo criminoso em Bogotá, na Colombia. Tendo conseguido fugir, foi morar com um tio traficante na América. Lá ela toma uma decisão: vai ser uma assassina profissional. Fica até com raiva do tio quando ele a coloca na escola. Mas ele lhe mostrar que se quiser ser boa em seu objetivo, terá que aprender o que a escola tem para ensinar. Assim, quinze anos depois, ela se torna uma eficiente assassina. Só que seu desejo de vingança começa a abalar essa eficiência e a colocar em risco ela e seus parentes. Para sobreviver, terá que usar de toda a sua habilidade de matar.

Um bom filme de ação com um roteiro que só serve mesmo ao que se propõe: desencadear os tiroteios e matança.
A única coisa de mais interessante foi o tio da garota mostrar que até para ser um bom criminoso tem que ter estudo.



terça-feira, 8 de maio de 2012

DOA


Duração: 87 minutos

Alguns dos melhores lutadores do mundo em suas respectivas modalidades são convidados a participar da competição DOA (Dead Or Alive – vivo ou morto). O prêmio: dez milhões de dólares.
Este ano algumas belas moças foram convidadas. Entre elas uma bela princesa ninja em busca de seu irmão tido como morto; uma bonita lutadora tentando provar que não é uma fraude (mas o pai também foi convidado...) e uma lindíssima ladra de olho nos cem milhões guardados no cofre da ilha.
No entanto, o organizador do torneio tem suas próprias, e nada nobres, motivações.
Filme de bom visual (pudera, com esse time de atrizes...). Mas se pretendia ser um filme de artes marciais, falhou feio. As lutas são até bem coreografadas, só que, realmente, não convencem. Vale mais mesmo é para os marmanjos apreciarem as beldades em ação.




Os Smurfs


Duração: 86 minutos

Escondidas num bosque vivem pequeninas criaturas azuis semelhantes aos humanos e conhecidas como Smurfs. São todos comandados pelo Papai Smurf, o mais velho de todos. Os outros são jovens e todos machos. Exceto por uma única Smurfette, criada há algum tempo pelo malvado feiticeiro Gargamel para servir de espiã e ajudar a capturar os Smurfs, dos quais ele pretende extrair uma poderosa essência azul mágica. Só que ela o traiu e agora é do bem.
Por anos a vila dos Smurfs conseguiu ficar escondida do feiticeiro graças a um feitiço. Mas as trapalhadas do Smurf Desastrado, Gargamel e seu gato cruel conseguem encontrá-los, o que gera muita confusão e correria. Mais uma vez Desastrado comete um erro e foge pelo caminho errado. Tentando ajudá-lo, Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Arrojado o seguem. No entanto, a lua azul da noite gera um portal pelo qual eles acabam passando e vindo parar em nosso tempo, bem no meio de Nova York. Gargamel passa pelo portal disposto a capturá-los. Agora os Smurfs terão que fugir do feiticeiro, achar um meio de voltar para casa e enfrentar os perigos desse desconhecido e incrível novo mundo.

A animação é de muita boa qualidade e até engraçadinha. O roteiro, pelos personagens que tem, não poderia ser mais do que é. Só não sei porque Hollywood tem a maninha de trazer os personagens para os nosso dias. O universo dos Smurfs é no bosque. E por lá mesmo dava para se fazer uma boa estória.
Os pequeninos ficarem fora de seu universo favoreceu o vilão. Gargamel – aliás muito bem interpretado- rouba muitas cenas. Diria até que salva o filme. Ele é engraçado e quase caricato, de uma inteligência que até seu gato supera.
Uma boa animação para se ver com a família.


domingo, 6 de maio de 2012

Kill Bill vol. 1


Duração: 110 minutos


Uma noiva grávida está prestes a se casar. Em meio a cerimônia antigos amigos seus invadem a igreja e matam todos os presentes. A noiva sobrevive e quatro anos depois acorda de um coma num leito de hospital. Agora irá atrás daqueles que acabaram com sua vida e se vingará. Porém não será nada fácil, já que todos, inclusive ela, são assassinos profissionais altamente qualificados. E dentre todos o alvo principal é Bill, o chefe dos assassinos e pai da criança.

Interessante filme este. Tem o bom ritmo de ação com sangue jorrando à vontade. Faz muitas referências a filmes antigos de kung fu e samurais. É só reparar na trilha sonora.
As cenas de ação são boas, bem feitas e exageradas. Não dá para acreditar que, por melhor que seja, uma mulher enfrente dezenas de espadachins, mate todos e saia ilesa. Mas faz parte do show e torna o entretenimento bem divertido.


sábado, 5 de maio de 2012

Ataque ao Prédio


Duração: 88 minutos.

Em meio a um assalto à uma jovem, uma gangue de garotos são atacados por uma criatura que caiu do céu. Conseguem matá-la. Sem saber bem que tipo de animal poderia ser, eles levam o corpo para o prédio onde moram. Só que mais criaturas caem do céu e seguem no encalço dos jovens, infestando o condomínio.
Sem poderem contar com as autoridades, eles terão que defender sozinhos suas vidas, seus lares e, quem sabe, até o planeta.

Um filme de baixo orçamento que, se fosse nos anos oitenta, seria um filme trash. No entanto, mesmo com simplicidade, foi bem realizado. A escolha do design das criaturas ajudou. Parecidas com macacos, possuem dentes azuis brilhantes que se destacam em sua densa pelugem negra. Assim, o que se vê no escuro são os brilhos dos seus dentes, ao invés do clássico brilho dos olhos. Com isso se conseguiu um bom efeito visual sem necessidade de maiores efeitos especiais.
Mostrar a ação pela perspectiva do jovens pobres, civis sem muitos recursos de defesa, ajudou no realismo. Dá a impressão que, se as criaturas não fossem aliens, e sim cães ferozes, a estória bem poderia ser a de qualquer um.
O roteiro, bem parecido com de uma HQ, tem um bom ritmo, boa dose de humor e, com certeza, de aventura. E abre até espaço para crítica social, como quando a enfermeira diz que seu namorado está na Africa ajudando crianças pobres e um rapaz da gangue rebate dizendo "Por quê não as crianças pobres de londres?  Não é exótico, né."

 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gato de Botas



Duração: 90 minutos

O Gato de Botas se une a uma gata ladra e a um amigo de infância (um ovo) para roubarem as sementes de feijão mágico. Com elas poderão alcançar o castelo do gigante nas nuvens e roubar os ovos de ouro. Tarefa nada fácil. Principalmente quando a amizade de infância já não é mais a mesma.

“Na sombra de jacaré, lagarto faz ninho” - diz um dito popular.
E esta animação fez bem isso. Mas mesmo a animação sendo boazinha, está longe de ser um Shrek, no qual pegou carona. Não pela qualidade, que é boa, e sim pelo roteiro. Nem sequer rendeu umas boas risadas. Mesmo assim, vale ver. 







quinta-feira, 3 de maio de 2012

Missão Impossível - protocolo fantasma


Duração: 133 minutos

Códigos russos de lançamentos de bombas nucleares são roubados. O agente Ethan é chamado para recuperá-lo. Mas o inimigo está a um passo a frente. E durante a missão de Ethan, um importante prédio russo é alvo de bombas. A agência de Ethan é tida como a responsável. O presidente autoriza sua desativação.
Sem os recursos e apoio do seu próprio governo, Ethan só poderá contar com a ajuda de sua nova equipe para deter poderosos inimigos e impedir uma guerra nuclear. Se forrem pegos, serão tratados como terroristas.

Filme de ação realmente muito bom e muito bem produzido. Tem sequências de ação de tirar o fôlego e uma aparelhagem que deixaria 007 com inveja.