sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos

Duração: 93 minutos.

Na savana africana vários grupos de animais sofrem com a seca repentina. Quando um leão vegetariano e seu pequeno amigo sobem o leito seco do rio atrás de água, encontram-se com um estranho grupo de animais, formado por um galo, uma ursa polar, um diabo-da-tasmânia, um canguru e um casal de tartarugas. Por causa da destruição causada pelo homem, eles tiveram que sair de seus ambientes naturais.
Juntos, eles descobrem que o rio foi represado para a construção de um sofisticado hotel. E onde um caçador está de prontidão.
Sozinho, o pequeno grupo é incapaz de resolver o problema. Assim, todos os animais da savana são convocados a ajudar.

Embora não seja uma produção de primeira linha, é bem feita. Porém, o objetivo da animação é claramente sua pegada ecológica, passando a mensagem de destruição que o homem pode causar na natureza. De quebra, dá para se divertir bem com os personagens.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Doom

Duração: 113 minutos

Em um laboratório em Marte, cientistas trabalham numa fórmula capaz de aumentar a capacidade física dos seres humanos. Mas algo dá errado. E alguns humanos se transformam em criaturas assassinas. Para conter a ameaça, a instalação é posta em quarentena.
Um esquadrão de elite é enviado para descobrir o motivo do isolamento e resolver o problema. Só que conter a ameaça não será fácil. Muitos dos humanos atacados também se transformam em novas criaturas. E a prioridade se torna impedir que elas cheguem à Terra e se espalhem.
 

Filme baseado no famoso jogo de mesmo nome. Tem até uma sequência muito boa de ação em primeira pessoa, imitando direitinho a ação do herói do game.



Com as Próprias Mãos


Duração: 87 minutos


Um soldado volta para sua cidadezinha e a vê muito mudada. A polícia está corrupta e homens de negócios sujos impõe o medo. E eles não gostam do soldadinho se metendo em seus assuntos. Com isso ele é atacado e gravemente ferido. Mas se recupera.
Quado um jovem vai para o hospital devido à drogas, ele invade uma boate onde elas são vendidas e arrebenta com tudo e todos. É preso e levado à julgamento. Com a promessa de se candidatar à xerife e limpar a cidade, é inocentado pelo júri. Ganha as eleições e demite todos os policiais. Agora ele só contará com um amigo para manter a promessa. Só que o outro lado está com muito mais vantagem.

Um bom filme de ação pra quem gosta de ver mocinho batendo com tudo em bandido. Nada mais que isso.



Madagascar

Duração: 86 minutos.

Uma girafa, uma hipopótamo, uma zebra e um leão sempre viveram no zoológico do Central Park, em Nova York. Mas a Zebra quer saber como é a vida na selva. E resolve fugir. Seus amigos vão atrás dele e todos acabam sendo capturados e colocados em um navio rumo à África. No entanto, quatro pinguins fugitivos do mesmo zoo tem outros plano para o navio e o sabotam. Assim, o navio acaba parando na ilha de Madagascar. Agora os animais da selva de pedra terão que aprender a sobreviver numa selva de verdade. Além de aguentarem as estripulias de um rei lêmure egocêntrico e festeiro.
 

Animação boa e divertida. Alguns personagens secundários chegam a roubar as cenas. Os pinguins, com disciplina militar, até já ganharam uma série própria.
A produção é boa e até interessante. Numa época de animações cada vez mais realistas, os produtores optaram por um design estilizado dos personagens. Com um pouco de prática, fica até fácil desenhá-los. Ficou bem na tela.
 
Quem alugar o DVD, não deixe de ver os curtas nos extras. Muito bons também.


007 na mira dos assassinos

Duração: 131 minutos

Um riquíssimo psicopata fabricante de microchips pretende dominar sozinho esse vasto mercado. Para isso decide eliminar a concorrência no Vale do Silício. E a melhor maneira para fazê-lo é eliminando o próprio vale, mesmo que mate milhares de pessoas no processo. Ele só não contava que o agente James Bond viesse em seu encalço no seu próprio aras, disfarçado de um rico cavalheiro interessado em adquirir um dos cavalos de corrida.



Receita de sempre: agente galã, mulheres bonitas, vilão meio louco, capanga forte, muita ação com uma pitada explosiva.




 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

007 marcado para a morte

Duração: 131 minutos

James Bond ajuda a proteger um general russo durante a sua deserção. Este revela que o chefe da KGB reativou o plano de matar agentes britânicos e americanos.
Mesmo sob forte proteção, o general é sequestrado pelos russos. O que deixa a agência britânica numa situação embaraçosa.
Bond é designado para a missão de matar o chefe da KGB. Ele aceita a missão, sabendo que se outro agente for enviado fatalmente a cumprirá. No entanto, ele suspeita que há algo de muito errado em toda aquela história. Antes de apertar o gatilho, ele seguirá seu instinto e irá atrás da única pista que tem: uma bela e jovem violoncelista.
-->


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Thor: o martelo dos deuses

Duração: 86 minutos

O jovem humano Thor, junto com um grupo de guerreiros, chega a uma misteriosa ilha. Lá são atacados por estranhas criaturas, mistura de homem e lobo, que também se apossam do barco deles. Elas são servas de um dos filhos do antigo deus Loki. Ele guarda a única arma capaz de matá-lo: o martelo dos deuses.
Thor tem visões de tempos há muito passado em que um guerreiro empulha a poderosa arma.
Sem ter como sair da ilha, ele e seus amigos fazem sua própria guerra com as criaturas e usam suas visões para os guiarem até o martelo.


Uma produção que claramente foi barata. A locação foi praticamente a própria natureza. Os esfeitos especiais, muito fracos. A mais, só devem ter gasto mesmo com o figurino e com os caches dos poucos e desconhecidos atores – que até fizeram bem o trabalho.
Pena. O roteiro até que é bom. Tem uma boa dose de suspense. E é, até certo ponto, original.
Muito diferente do herói da Marvel, esse Thor não sabe que foi um deus em uma vida passada. A busca pelo martelo é que lhe revelará sua história.
Vale a pena ver pelo roteiro. 

 

domingo, 25 de novembro de 2012

007 O Espião que me Amava

Duração: 125 minutos

Em uma missão, o agente James Bond acaba matando um agente russo. Mas ele tem preocupações maiores. Submarinos britânicos e russos estão sendo roubados. Para resolver o caso, os dois governos concordam em trabalhar juntos. Assim, Bond irá se unir à uma bela espiã russa para cumprir sua missão e impedir que o mundo seja devastado por uma guerra nuclear.
No entanto, como não poderia deixar de ser, durante a missão dos dois espiões acabam se envolvendo. E Bond descobre que sua nova parceira era amante do agente russo que ele matou. Muito profissional, ela promete se vingar só após terminada a missão.

Pelo menos desta vez o filme da franquia teve um diferencial. O destaque já não é tanto a luta contra o vilão, mas a tensa relação (de amor?) entre os dois protagonistas.
Claro que a ação não fica para trás.


007 o amanhã nunca morre

Duração: 119 minutos

Um magnata das telecomunicações quer dar início a um conflito internacional. Para isso, afunda um navio inglês fazendo parecer que foram os chineses. Mas errou em dar a notícia cedo demais pela sua rede. Isso chama a atenção do serviço secreto inglês, o MI-6, que envia o agente James Bond para investigar.
A china faz o mesmo, enviando uma bela agente. Só com a união de forças dos dois agentes é que poderá impedir uma guerra entre seus países.


Como na maioria dos filmes da franquia, este tem muita ação e algumas piadinhas embutidas. O roteiro, apesar de bom, segue a velha receita: vilão poderoso com um plano diabólico normalmente contra o mundo, belas mulheres, herói galã e um bom bocado de tiros e explosões. Bem, funciona.
-->


domingo, 18 de novembro de 2012

O Máscara

Duração: 101 minutos

Stanley Ipkiss é um típico fracassado reprimido que não tem sorte em nada, muito menos com mulheres. Mora sozinho de aluguel e tem uma senhoria que vive lhe atormentando. Seu único prazer parece ser os desenhos animados.
Ao encontrar uma estranha máscara e usá-la, ele se transforma. Ela lhe dá poderes e libera tudo o que tava reprimido. Ele se torna um figurão de cabeça verde, com poderes e invulnerabilidade de um desenho animado. Assim, por exemplo, ele pode tirar qualquer coisa de seus bolsos, por maior que seja, ou sofrer qualquer agressão física, que tudo estará bem.
Sem nenhuma barreira moral o impedindo, ele só quer saber de se divertir. Para isso, rouba um banco e vai à farra, atrás da loiraça de seus sonhos.
Mas as suas loucas ações chamam a atenção tanto da polícia quanto dos bandidos. E se a máscara cair nas mãos erradas, muito mal poderá ser liberado.
-->

Filme baseado numa série de histórias em quadrinhos. Só que nelas não há nada de humor. Ipkiss se torna realmente muito mau e assassino ao usar a máscara. Os produtores fizeram uma boa escolha ao mudarem o tom para o de comédia. Ficou um bom e já é quase um clássico.
-->


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MIB - Homens de Preto 3

Duração: 103 minutos

Um forte e astuto alienígena foge da prisão da MIB na Lua. Ele quer vingar sua prisão, recuperar o braço mutilado e permitir a conquista da Terra pelo seu povo. Para conseguir tudo isso, ele tem que voltar ao passado e matar o então jovem agente K. Com isso K sai da realidade presente e os aliens começam sua invasão.
O agente J é o único que ainda se lembra que o agente K existiu no presente. Para trazê-lo de volta e salvar o mundo, ele terá que voltar ao passado e impedir que K seja morto.
-->



Este, para mim, é o melhor filme da triologia. O primeiro teve a seu favor a novidade. O segundo foi meio morno no roteiro, mas divertido. Este, pelo menos, tem um roteiro melhor trabalhado e já conta com efeitos especiais melhores. Difícil é entender o intervalo de uma década entre este e o segundo filme.
-->


MIB - Homens de Preto 2

Duração: 88 minutos.

Uma poderosa alienígena, muito bem disfarçada em uma bela modelo humana, está atrás de algo poderoso deixado faz alguns anos na Terra. Para detê-la, o agente J precisará da ajuda do seu velho parceiro, o agente K. Mas ele se aposentou. E como todos os agentes da MIB que se aposentam, sua memória dos eventos na agência foram apagados. Agora ele é apenas um funcionário dos correios. Para salvar a Terra, J terá que recobrar a memória do amigo e juntos encontrar o que a alienígena procura antes dela.



O filme segue a mesma linha do primeiro (MIB – Homens de Preto). Divertido e com piadas bem feitas. Tem que ficar atento, pois algumas boas piadas podem passar desapercebidas.



MIB - Homens de Preto

Duração: 98 minutos.

Ninguém sabe, mas a Terra é habitada por muitos alienígenas que vivem disfarçados entre nós. Isso, além de constantemente sofrer alguma ameaça de fora – do planeta. Para nos proteger existe uma organização secreta de homens (e mulheres) cujo uniforme é um terno preto. Por isso são conhecido como Homens de Preto (Men in Black – MIB). Eles controlam todos os eventos aliens e os mantém em segredo do público.
O jovem policial James foi recrutado para a agência. Agora, como agente J, irá trabalhar com o veterano agente K para deter um alienígena em forma de inseto na pele de um humano.
-->

Filme inspirado em uma série de quadrinhos, que por sua vez foi claramente inspirada na lenda urbana americana dos homens de preto.
Contasse que estes homens aparecem nas cenas de eventos OVNI's se dizendo do governo e ameaçando as testemunhas para que se calem.
Lendas à parte, o filme é bem divertido.
-->




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Imagine Só

Duração: 107 minutos

Comédia

Evan é um executivo de finanças que analisa empresas e aconselha os clientes de sua firma a investirem nas que ele acredita serem boas. Mas não tem tido sorte com elas. Para piorar, seu concorrente dentro da firma utiliza uma abordagem baseada na cultura indígena para avaliar as empresas e, por sorte ou não, tem dado resultados.
As coisas só começam a mudar quando Evan tem que levar sua filhinha para o trabalho e ela faz uma bagunça em suas planilhas. Sua filha diz que foi orientada por suas amigas fadas. E suas amiguinha fadas, imagine só, acertaram. Assim, para manter seu emprego, Evan vai ter que aprender a brincar com a filhinha e entrar em seu mundo imaginário.


Monstros vs. Alienígenas

Duração: 94 minutos

A jovem Susan está prestes a se casar. Mas é atingida por um meteoro e se transforma numa gigante de quinze metros de altura com cabelos brancos e de muita força – proporcionalmente muito maior que sua altura. Considerada como um monstro, logo o governo a captura e a prende numa instalação secreta junto com outros quatro monstros: o Elo Perdido, B.O.B (uma espécie de gosma), o dr. Barata e o super gigantesco Insectossauro.
Quando um enorme robô gigante extraterreno ataca uma cidade, e nenhum ataque militar resolve, o governo envia os monstros para combatê-lo, com a promessa de liberdade se tiverem sucesso.
No entanto, o robô é apenas a ponta do iceberg do ataque de um ser alienígena.
-->

A animação é muito boa e divertida, embora o roteiro não seja lá de primeira.
Para quem já tem alguma quilometragem, perceberá logo as referências a filmes antigos de terror e de suspense - e poderá rir um pouco mais das piadas. O dr. Barata, por exemplo, é uma clara referência ao filme A Mosca, onde um cientista, testando um teletransporte, acaba misturando seu DNA ao de uma mosca. 

-->
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Band of Brothers

Minissérie em 10 episódios

A minissérie conta a história da Companhia Easy de paraquedistas dos EUA na 2ª Guerra Mundial, desde seu treinamento até o fim da guerra.
Após um duro treinamento com um comandante egocêntrico, os soldados saltam em plena zona de guerra no dia D. A partir daí eles vão enfrentando os alemães, tomando cidades e defendo as linhas de frente, até alcançarem o Ninha da Águia, reduto de Hitler.
Neste processo, em meio a intensas batalhas, muitos soldados perdem bons amigos.
Suas aventuras são contadas de diversos ponto de vista dos soldados e oficiais, predominando um em cada episódio.
-->

Esta foi uma das minisséries mais caras já produzidas para a TV. E valeu cada centavo. Cada um dos episódios parece um filme à parte, com efeitos especiais e roteiros de primeira. Tendo Tom Hanks e Steven Spielberg como produtores, não podia se esperar menos. 
-->
Baseada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose, que também participou da produção para a TV.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Abraham Lincoln Caçador de Vampiros

Duração: 105 minutos.

Num diário secreto, o famoso presidente dos EUA conta sua história pelo qual não será lembrado.
Quando criança, viu sua mãe ser mordida por um vampiro e morrer pouco tempo depois. Já adolescente ele tenta se vingar. Fracassa e é salvo por um misterioso homem que passa a ensiná-lo a ser um caçador de vampiros. Como era lenhador, sua arma preferida passou a ser um machado com lamina banhada em prata. Treinado, ele segue para uma cidadezinha onde trabalha de balconista de dia e caçador à noite. Mas ele descobrirá que suas palavras e a política são armas mais eficientes.


Fico impressionado como o cinema e a literatura conseguem criar tantas versões de um tema tão batido quanto vampiros. Desta vez um vampiro não pode matar outro vampiro. Faz parte da maldição que carregam.
Muito boa foi a sacada do autor em colocar o famoso presidente dos EUA como caçador desses mostros.
Apesar do uso desse personagem histórico parecer apelação, a estória em si é muito boa.
-->


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Espetacular Homem-Aranha


Duração: 136 minutos

Quando criança, Piter Packer viu seus pais saírem de casa às pressas e deixá-lo aos cuidados de seus tios. Anos mais tarde, já adolescente, ele descobre que seu pai estava envolvido em uma pesquisa com combinação de DNAs na empresa Oscorp. Ao entrar na empresa, ele é picado por uma das aranhas da pesquisa. A partir daí ele adquire poderes e habilidades impressionantes. Ele vai usá-los para encontrar o assassino de seu tio e enfrentar o Lagarto – alterego mutante do amigo de seu pai, Dr. Connors – que está disposto a forçar a evolução de toda a raça humana.

Para quem já viu o filme Home-Aranha de 2002, é inevitável fazer comparações.
O Piter Packer do primeiro passava mais a ideia de nerd, de bom moço. O atual continua muito inteligente e perseguido por valentões. Mas está longe da imagem de nerd.
No filme de 2002 o Homem-Aranha produzia organicamente sua própria teia. Para quem cresceu vendo o lançador de teias nos quadrinhos e animações, foi até difícil aceitar essa mudança. Mas, felizmente, o lançador de teias está de volta.
Fizeram bem também mudar a namoradinha do herói e o vilão principal. Repetir os de 2002 seria remake demais.
No geral, a produção é muito boa, com um visual mais moderno. Dá para ver tranquilo, sem medo daquela sensação de que já viu este filme.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Protegendo o Inimigo

Direção: 115 minutos

Matt é um jovem agente da CIA cansado de cuidar de um abrigo na Africa do Sul para o qual ninguém vai. Mas seus dias de tédio estão no fim. Frost, um ex-agente, agora procurado, se entregou em um consolado americano e está sendo levado para seu abrigo. A CIA quer saber das informações que ele quer vender. Um grupo armado, que quer silenciá-lo, invade o abrigo. Caberá ao inexperiente agente a tarefa de tirá-lo vivo dali e protegê-lo enquanto estiver sob sua custódia.   Mas não será fácil vigiar e proteger um experiente agente que tem outros planos.

-->

Um bom filme de ação com bons atores.
A trama em si poderia ser melhor. Mesmo as surpresas que reserva não surpreende quem já está acostumado a esse tipo de filme.


-->






quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Era do Gelo 4

Duração: 94 minutos

A Terra ainda tem um só continente. Mas agora ele está se partindo e gerando os continentes atuais. Culpa do atrapalhado esquilo Scrat.
O nosso bando é pego de surpresa em meio desses eventos. E Many, Sid, Diego e a avó de Sid são bruscamente separados do restante do bando e flutuam em mar aberto em uma plataforma de gelo. Many fica desesperado em voltar para sua esposa e filha. Só que um bando de perigosos piratas não pretende deixar que isso aconteça.

Filme tão divertido quanto os demais da franquia. Mas, em termos de enredo, o primeiro ainda continua o melhor.
Como a receita continua a ser quase dez vez ao do orçamento, é bem provável que vejamos mais uma continuação em breve.



A Invenção de Hugo Cabret

Duração: 126 minutos

Hugo é um menino órfão que vive escondido na estação de trem na Paris da década de 1930. Com um dom especial para relojoaria, ele mantém os relógios da estação funcionando sem que ninguém saiba.
Pouco antes de seu pai morrer, os dois começaram a consertar um estranho aparelho em forma de boneco humano e com um sofisticado mecanismo parecido com os dos relógios. Ele estava programado para escrever algo, assim como as caixas de músicas para tocar um melodia. Com a morte do pai, o menino cismou em terminar o conserto, achando que o pai lhe tinha deixado alguma mensagem. Mas a mensagem é apenas o início de uma bela estória.
-->

O filme tem uma ótima produção visual. O enredo, apesar da pretensão de infantil, é meio confuso. Tá mais para o drama do que para uma aventura juvenil. Ajuda alguns personagens paralelos como o guarda da estação de quem Hugo vive fugindo para não ser mandado para o orfanato e que não tem coragem de se aproximar da bela florista. O velho senhor que tenta se aproximar de uma senhora, mas a cadelinha dela não deixa.
No geral, vale a pena ser visto. Ganhador de 5 oscars. -->