domingo, 30 de dezembro de 2012

Monstros S/A

Duração: 92 minutos

Sabe aquele monstro que vivia em seu armário quando você era criança? Pois é, eles vivem em um outro mundo, onde utilizam uma tecnologia que torna as portas dos armários em portais entre os dois mundos. Assim eles podem entrar nos quartos das crianças e conseguir o que mais querem: seus gritos.
No mundo dos monstros, esses gritos são convertidos em energia pela fábrica Monstros S/a e distribuídos para a cidade de Mostrópolis. No entanto, a produção está caindo. As crianças estão ficando sem medo dos monstros. E alguns deles com medo delas. É que existe a crença que crianças humanas transmitem doenças.
Acidentalmente o monstro Sulley, campeão em assustar os pequeninos, trás uma menininha para seu mundo. Depois de algum susto, ele acaba se apegando a garotinha, que parece pensar que ele é um gato. Em vez de conseguir assustá-la, ele a faz rir.
Com medo do que as autoridades possam fazer com a pequenina, ele e seu amigo Mike tentam devolvê-la à seu mundo sem que ninguém perceba. Tarefa nada fácil.


Uma animação bem original e muito divertida. Ideal para se ver com as crianças.
E não é à toa que a fábrica tava falindo. Só dá mesmo para rir com esses monstros.


Valente

Duração: 103 minutos.

Merida é uma jovem princesa numa terra dividida em quatro reinos. Embora a rainha insista em educá-la nos moldes de uma dama, ela prefere correr livre em seu cavalo e treinar suas habilidades com o arco e flecha. Só que agora chegou a hora dela se casar. Comitivas dos outros três reinos estão a caminho para que seus príncipes possam competir por sua mão. Mas Merida tem outros planos e desafia a tradição. Para ajudá-la, era recorre a uma velha bruxa que lhe vende um feitiço. No entanto, o feitiço se mostra uma maldição e ela terá que correr contra o tempo para consertar as coisas e impedir que ele se torne permanente.

Uma boa animação. O tema, focado mais na relação conflituosa entre mãe e filha, tá mais para um público adolescente do que para um infantil.


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Madagascar 3 – Os Procurados


Duração: 93 minutos.

Alex já está cansado da África e quer voltar para sua casa, o Zoológico de New York. Acreditando que os pinguins não voltarão para buscá-los, ele e seus amigos decidem ir atrás deles. Os encontram em um suntuoso cassino, usando os macacos num disfarce de humano para jogarem e ganharem dinheiro suficiente para comprar um avião. Plano frustrado pelo rei leão e companhia. Com a confusão que se forma, os animais são perseguidos e mesmo caçados por uma oficial francesa que quer colocar a cabeça do leão em sua parede.
Para conseguir fugir, eles embarcam num trem de circo. Descobrem que se o show for bom, o circo pode se apresentar em New York. Só que o circo, mesmo sem os palhaços, é uma piada. Agora aquele bando de animais terão que renovar todas a apresentações se quiserem uma chance de voltar para casa. E ainda continuar fugindo da destemida e persistente francesa.


domingo, 16 de dezembro de 2012

Filhos da Esperança

Duração: 109 minutos

Num futuro não muito distante a humanidade vive o drama de há quase duas décadas não nascer mais ninguém. O mundo está um caos. O único governo que prevalece é o da Inglaterra. Por isso, imigrantes ilegais chegam de toda parte tentando entrar no país, o que obriga um rígido controle sobre eles.
Em meio a todo isto surge uma esperança: uma jovem africana grávida. O funcionário público Theo Faron tenta levá-la à certas pessoas que podem ajudá-la. Mas se pessoas erradas a pegarem, usarão seu bebê como arma ideológica. E isso a torna um alvo de perseguição.



Filme com efeitos especiais de cenas de ação muito bons mesmo. Algumas deixam muitos filmes de guerra para trás. Mesmo assim, o roteiro poderia ser um pouco melhor.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rei Arthur

Duração: 125 minutos.

O grande Império Romano está decaindo e decide retirar-se da Britânia, constantemente invadida. Mas antes que o comandante romano Arthur e seus homens deixem aquela terra, eles têm mais uma missão: escoltar uma importante família romana que se fixou no local de volta para Roma. Missão perigosa, já que um poderoso exército invasor se aproxima e os segue.
Durante a escolta, muitas convicções do comandante serão postas à prova. E ele terá que decidir se deixa os habitantes locais lutarem sozinhos contra os invasores, já que o exército romano se foi.
-->

Interessante versão da lenda do rei Arthur.
Aqui o rei é apenas um soldado romano. Alguns do nomes da lenda estão também presentes, como Merlim, que é um tipo de líder religioso pagão local. São suas intuições que vêem em Arthur algo especial.
Não tem nada de realmente medieval – tal qual costumamos a ver.
-->
O nome pode levar a alugar o filme pensando no rei Arthur tradicional. Por isso pode decepcionar um pouco no início. No entanto, o roteiro em si não decepciona em nada.


Eu Sou a Lenda

Duração: 100 minutos.

U m vírus, que inicialmente parecia ser a cura do câncer, começa a infectar as pessoas, matando muitas e tornando algumas seres selvagens que não toleram a luz do dia.
Em pouco tempo o cientista Robert Neville se torna o único ser humano vivo não infectado na cidade de Nova York. Como é imune ao vírus e sua especialidade é justamente virologia, ele ficou durante a evacuação para buscar uma cura. Sua única companhia é seu cachorro.
Durante a noite ele fica escondido em sua casa. Mas de dia ele percorre livremente a cidade. Desde que não se aventure em lugares sombrios, está seguro. E todo dia ele transmite uma mensagem de rádio na esperança de algum sobrevivente responder. Nunca teve uma resposta. Até agora...
-->

Bom filme. Rendeu até um Oscar de melhor ator para Will Smith. Ficar sozinho em cena em quase todo o filme deve ter ajudado.
Apesar do roteiro ser bom, eu diria que é original até certo ponto. Afinal, vírus que infectam pessoas transformando-as em seres monstruosos tá longe de ser original no cinema.
No mais, é uma produção que vale ser vista.
-->


domingo, 9 de dezembro de 2012

Battleship - Batalha dos Mares

Duração: 131 minutos.

Cientistas descobrem um planeta muito distante semelhante à Terra e capaz de sustentar vida. Na possibilidade de haver vida inteligente, eles criam um sistema de satélite com transmite um sinal regular ao planeta.
Nos escutaram.
Cinco aparecem nos radares. Quatro delas aterrizam no mar, perto da ilha onde fica o laboratório responsável pela transmissão do sinal.
No mar há um exercício de guerra das marinhas de alguns países. Os alienígenas criam um campo de força ao redor de uma grande área, isolando alguns navios e a ilha. Agora os marinheiros terão que enfrentar uma poderosa força invasora, onde a inteligência e táticas de guerra deverão compensar a clara desvantagem tecnológica em armamento. E ainda impedir que os invasores usem o laboratório da ilha para enviar uma mensagem ao povo.
 

Filme de ação muito bom baseado em um jogo.
Além de excelentes cenas de ação, tem um roteiro muito bom. É interessante ver estratégias em que a inteligência e a determinação vencem a desvantagem. Isso não apenas nos mares. Um militar reformado com as duas pernas mecânicas também supera sua limitação e se faz herói. 
Para quem gosta de boa ação, o filme é imperdível.
 

 

sábado, 8 de dezembro de 2012

007 Contra a Chantagem Atômica

Duração: 130 minutos

Um avião da OTAN é sequestrado com duas bombas atômicas a bordo. Uma poderosa organização criminosa as utiliza para chantagear a Inglaterra, ameaçando explodi-las em uma cidade inglesa ou americana se um alto valor não for pago.
Diversas agências de inteligência estão no caso. James Bond segue uma pista que cruzou seu caminho numa clinica de recuperação. Lá ele viu um homem morto que, dizem, era um dos pilotos do avião desaparecido.

Neste filme o agente britânico já usa bastante dos seus conhecidos apetrechos tecnológicos, incluídos até em seu carro. 

 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

007 Contra o Satânico Dr. No

Duração: 105 minutos.

Foguetes americanos têm sofrido algum tipo de interferência que muda suas rotas. Suspeita-se que o sinal de interferência venha de algum lugar na Jamaica. A inteligência britânica ajuda nas investigações, mas seu agente no local some e seu secretária é assassinada em meio a uma comunicação com Londres. James Bond é enviado para investigar e descobre uma fortaleza numa isolada ilha controlada pelo excêntrico Dr. No.
-->

Primeiro filme do famoso agente secreto. Nele já se tem o formato que irá se repetir nos outros: um vilão excêntrico e doido, um plano maléfico de consequências mundiais, belas mulheres e muita ação. Só não tem ainda os apetrechos tecnológicos.
Deste filme é a famosa cena de Ursula Andress saindo do mar. Tá certo que a moça é bonita. Mas a cena só deve ter ficado famosa devido à época (1962). Hoje já não se costuma usar tanta roupa...

Mesmo para quem está acostumado aos efeitos especiais dos filmes modernos, este é muito bom e não chega a ficar atrás dos outros.

 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Loja Mágica de Brinquedos

Duração: 94 minutos

Em meio a grandes e modernos edifícios da cidade existe uma loja que se destaca do seu arredor. É uma loja de brinquedos onde tudo dentro é mágico. Aparentemente até seu excêntrico dono, o sr. Magorium , que diz ter 243 anos. É ali que o pequeno e solitário Eric, de 9 anos, gosta de passar o tempo, ajudando no que for possível e sempre exibindo um item de sua coleção de chapéus.
Molly, a jovem gerente, já está acostumada a tanta magia. No entanto, se sente estagnada ali. Quando criança todo mundo achava que ela tinha potencial para ser uma excelente pianista. E, nas palavras dela, ainda continua no potencial. Por isso, apesar de gostar muito da loja, deseja seguir seu caminho. Só que o sr. Magorium revolveu deixar a loja de herança para ela. O problema é que ela não acredita ter a magia necessária para manter o lugar funcionando e quer vendê-la. 



Filme a primeira vista bom. Tem bons atores, cenário bem colorido e é até divertido, principalmente para a criançada.   Os efeitos especiais também são bons. Com tudo isso, merecia um enredo e um final melhores.



 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Antes de Partir

Duração: 97 minutos

Edward Cole é um homem muito rico e dono de uma rede de hospitais. Num processo na justiça ele informou que em seus hospitais sempre serão dois leitos por quarto, sem exceções. Assim, quando fica gravemente doente, ele é colocado em um quarto junto com outro paciente pobre – o mecânico Carter. Os dois descobrem que só lhes resta poucos meses de vida.
Vendo uma lista de coisas a fazer antes de morrer que o mecânico escreveu, Cole propõe a ele fazerem uma destas lista e passar seus últimos meses realizando os itens. Dinheiro não faltaria para isso.
Assim, os dois começam a viver a aventura de suas vidas, viajando ao redor do mundo, pulando de paraquedas, apostando corrida de carro e tudo o mais que sempre tiveram vontade de fazer.

Filme muito bom e tocante. Faz a gente parar e repensar nossas prioridades. O quê, afinal, seria nossa realização e que estamos postergando para realizar num futuro incerto?

sábado, 1 de dezembro de 2012

Passageiros

Duração: 93 minutos

Um acidente de avião deixa alguns poucos sobreviventes. Para ajudá-los a lidar com essa situação traumática, é chamada a terapeuta Claire Summers. Ela faz um trabalho em grupo, onde as versões dos passageiros não batem com a versão oficial. E ao longo das sessões, seus pacientes começam a sumir. Ela começa a questionar se a verdade. Mas seu envolvimento pessoal com um dos pacientes põe em cheque sua opinião profissional.
 

Filme de suspense até bom. Só que tem reviravolta que até pode torná-lo interessante para alguns, mas que na minha opinião estragou a estória.