domingo, 31 de março de 2013

Códigos de Guerra

Duração: 134 minutos

Em plena 2ª Guerra Mundial, os americanos tem dificuldades na batalha contra os japoneses. Esses tem conseguido decifrar os códigos de guerra americanos. Para evitar que isso continue a acontecer, os americanos utilizam uma língua indígena complexa. Assim, membros da nação indígena que dominam a língua são recrutados como codificadores. Para garantir a segurança deles, e a do código, soldados treinados são postos como seus guarda-costas. Mas a principal missão destes é evitar a todo e qualquer custo que o código caia em mãos japonesas – nem que isso signifique o sacrifício do codificador.
-->



Filme baseado em fatos reais. Além de um bom filme de ação, serve como estudo de um interessante fato histórico.


G.I.Joe - a retaliação

Duração: 110 minutos.

O mundo não sabe, mas o presidente dos EUA foi substituído por um agente do grupo terrorista Cobra, que graças a uma avançada tecnologia consegue ser a perfeita imagem do presidente original. Usando o poder do cargo, ele desativa e aniquila o grupo G. I. Joe, colocando-os como vilões perante a mídia. Apenas alguns sobrevivem. E caberá a esses limpar o nome da equipe, descobrir os planos do Cobra e detê-lo.
-->

O filme tem muita ação. Algumas realmente interessantes, como a que acontece entre vilões e mocinhos pendurados por cabos no alto de montanhas. Tudo com o bons e velhos efeitos especiais e muito explosão.
O roteiro, novamente, só serviu mesmo como desculpa para a ação. 


quinta-feira, 28 de março de 2013

007 - Operação Skyfall

Duração: 145 minutos

Numa perseguição, James Bond leva um tiro e cai num rio. Desaparecido, é tido como morto. Mas quando a sede do MI-6 sofre um ataque terrorista, o agente ressurge de seu paraíso – uma bela praia tropical. Só que terá que provar para seus superiores que ainda está bem vivo para a ação. E assim proteger o principal alvo do terrorista: a sua chefe M.

Filme de ação muito bom, mesmo que seguindo a velha receita da franquia. Desta vez tornando-a ainda mais velha.
É que aproveitaram o roteiro para deixar para trás a moderna roupagem e voltar aos velhos moldes. O clássico cientista Q é introduzido, porém muito jovem. A sede do MI-6 volta a ser a clássica salinha com a bela secretária. E o chefe M volta a ser um homem. Volta até o carro antigo.
Saudosismo? Não sei. Mas, a meu ver, foi um retrocesso, mesmo que bem colocado. 



segunda-feira, 18 de março de 2013

Lie to Me

Série

O Dr. Cal Lightman e sua equipe de cientista são especialistas em detectar mentiras. Eles analisam a linguagem corporal e expressões, mesmo que mínimas e involuntárias, para fazerem isso. Graças a essa capacidade, são constantemente contratados pela polícia, FBI e outros para ajudarem nos mais diversos casos.
 



Série muito interessante para quem gosta de estudar o comportamento humano.
De quebra, para corroborar que determinados sinais são de mentira, eles mostram políticos e outras personalidades famosas da vida real fazendo esses sinais. Além de uma boa crítica social e política, dá um bom tom de humor.


sábado, 16 de março de 2013

J. Edgar

Duração: 137 minutos

O filme conta a longa carreira de 48 anos do diretor de FBI John Edgar Hoover. Sob seu comando a agência deixou de ser ineficaz e passou a adotar métodos científicos em suas investigações. Mas além de enfrentar criminosos, ele tinha também que lutar contra políticos e ainda lidar com seus próprios conflitos pessoais.
-->

Por ser um filme sobre o FBI, pode se crer que seja de ação. Mas é só, e no máximo, um drama nem tão bom. Serve mais para matar um pouco da curiosidade sobre esse poderoso homem que ficou quase meio século à frente da maior agência investigativa do mundo.


Temple Grandin

Duração: 109 minutos.

A jovem Temple tem autismo desde a infância. No entanto, sua mãe se recusou a seguir os conselhos médicos de interná-la. Ao contrário, ela fez questão que a filha tivesse uma edução formal.
Apesar das muitas dificuldades que seu autismo trazia, Temple também soube usá-lo ao seu favor. É que graças a ele ela tinha o dom de visualizar os problemas e encontrar soluções que seria difícil para outras pessoas. Assim, conseguiu usar seu dom em ciências, principalmente em psicologia e zoologia e se tornando uma profissional de destaque no tratamento e manejo do gado.
 

Filme muito interessante, educador e inspirador. Baseado em fatos reais da vida da própria Temple Grandin.
Normalmente, se virmos um autista (ou outra pessoa especial) imaginamos logo uma grande limitação e uma pessoa que será dependente de outros para sempre. Mas com o apoio de sua família e alguns professores, eles podem avançar bem na vida. E devido a sua visão diferente do mundo, até revolucioná-lo.
Talvez o melhor tratamento que essas pessoas possam receber é a sociedade dizendo “você pode”.


sexta-feira, 15 de março de 2013

John Carter - entre dois mundos

Duração: 132 minutos

John Carter é um ex-capitão da guerra civil americana que, após perder violentamente sua esposa, não está mais querendo de uma causa. Agora sua meta é encontrar ouro. Mas o exército o quer de volta pela sua bravura e espírito de luta. Capturado, ele consegue fugir e acaba se confrontando com os índios. Se escondendo em uma caverna, ele se vê de repente em Marte, enfrentando criaturas locais verdes (é claro...).
Como a gravidade de Marte é bem menor que a da Terra, ele consegue pular bem alto e ter mais força que os habitantes locais. E graças a isso consegue salvar uma bela princesa humana em meio a uma guerra que pode decidir o destino do planeta. Com a ajuda dela ele poderá voltar para casa, ou abraçar uma nova causa.
-->

Um bom filme de ação e ficção científica.
Vale dizer que foi baseado em uma série de livros escritos pelo mesmo criador de Tarzan.