quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viagem ao Centro da Terra

Duração: 93 minutos.

O jovem Sean Anderson vai passar uns dias com seu tio Trevor, irmão de seu pai desaparecido. Juntos descobrem pistas do possível paradeiro dele em histórias relacionadas ao famoso escritor Júlio Verne, que muitos fãs acreditam serem baseadas em fatos. Com a ajuda da bela guia Hannah, encontram uma caverna onde caem em um buraco que os leva a um mundo pré-histórico preservado no centro da Terra. E antes que também virem história, precisarão encontrar o pai de Sean e achar um jeito de voltarem para a superfície.
-->

Basear o roteiro em uma obra de literatura a muito já de domínio público e de um autor tão famoso e prodigioso foi uma boa forma de garantir o bom retorno financeiro do filme. Mas bem que merecia um capricho melhor nos efeitos especiais. Tem cena que dá até para perceber que o ator está dando aquela corridinha sem sair do lugar.
Apesar disso, não deixa de ser um bom filme – se não tiver outras boas opções na prateleira.


Viagem 2 - a ilha misteriosa

O Profissional

Duração: 133 minutos

Léon é um matador profissional habilidoso como um ninja. No entanto, sem muita instrução, vive uma vida simplória, deixando seu dinheiro aos cuidados de um amigo. Quando a família da pequena e rebelde Mathilda é assassinada, ele passa a cuidar dela e a lhe ensinar seu ofício. Mas isso também o coloca na mira de policiais corruptos ligados à chacina. Agora é mostrar a eles a diferença entre amadores e um profissional.
-->

Bom roteiro e cenas de ação. Agora que a Mathilda (Natalie Portman de O Cisne Negro) cresceu, valeria uma continuação com a bela atriz mostrando que aprendeu bem as lições de seu primeiro papel principal na carreira.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Reino dos Assassinos

Duração: 117 minutos

Uma jovem e talentosa assassina chinesa, da época das lutas marciais e de espadas, decide deixar seu cruel clã e viver uma vida de paz. Para isso precisa se tornar outra pessoa. Assim, procura um médico que lhe muda o rosto.
Com uma vida mais tranquila, ela se casa com um bom rapaz e juntos vivem uma vida simples e feliz. Até um dia em que um assalto a banco a obriga a usar suas habilidades. Isto chama a atenção de seu antigo clã, que ainda quer seus serviços. Agora ela terá que lutar novamente para proteger sua nova vida e seu marido – que também tem seus próprios segredos.
-->

Quem lê o título pensa logo em um filme sanguinário. Mas ficará surpreso em ver que não é bem assim. Tem uma boa dose do que se pode chamar de romantismo, redenção e perdão. Nem por isso deixa de ter boas cenas de ação e lutas cinematográficas (ou seja, muitos efeitos especiais que desafiam as leis da física). O bom roteiro só deslizou mesmo na ridícula motivação do vilão. Mas enfim...
Vale dizer que o Kung Fu, e muitas outras artes marciais orientais, tem muita influência da religião. Por isso, não é surpresa e nem incomum ver conteúdo moral nesses filmes.

Prometheus

Duração: 124 minutos.

Um casal de cientista encontra fortes evidências que descendemos de alienígenas. Seguindo as pistas, Seguindo suas pistas, a nave estelar Prometheus chega a um distante planeta – ou melhor, uma lua – lar dos nossos criadores. Ali só encontram ruínas e corpos. Tentando descobrir o que matou a todos, eles despertam um mal que pode eliminar toda a humanidade.

Um bom filme de suspense, mas nem tanto de terror, como parece pretender. Com uma produção tão bem trabalhada, acho que o roteiro poderia ser um pouco melhor.
Para quem gosta do gênero, melhor ficar atento até o finalzinho. Lembrando que qualquer semelhança com outros filmes com certeza não é mera coincidência.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Mercenários


Duração: 103 minutos

Barney Ross é o líder de um grupo de soldados altamente treinados e que realizam missões por dinheiro. Uma delas é combater um ditador numa pequena ilha do golfo do México. Pena que um dos integrantes do grupo teve que ser afastado do grupo por causa de seus problemas emocionais e que se une ao grupo de mercenários do ditador.
-->

Com uma propaganda que mostra a união de vários atores famosos de ação e alguns de... de onde mesmo?... bem, quase famosos, esperava mais do roteiro. Alguns famosos, na verdade, só fazem uma pequena participação e nada mais – só o suficiente para justificar a equipe de propaganda colocá-los nos créditos e cartazes.

Veja também:

Os Mercenários 2

Dreadd

Duração: 95 minutos

No futuro, a lei e a ordem são impostas pelos juízes – uma espécie de policial que tem o poder de julgar e aplicar a pena no próprio local do crime.
Dredd é um experiente juiz em um dia quase normal. Quase, porque recebeu como tarefa avaliar uma novata e aspirante a juíza que também tem o poder de ler mentes.
Ao atender um chamado de assassinato em um mega edifício residencial, eles prendem um suspeito. Mas a líder do tráfico tranca o local e os persegue sem piedade.
Prova realmente de fogo para a novata: conseguir sair viva dali.

Bom filme de ação. E não mais que isso. O roteiro mesmo só serve para justificar a violência desenfreada. 


Os Mercenários 2

Duração: 103 minutos

Barney Ross e sua equipe estão de volta. Desta vez estão atrás de vingança pela morte de um jovem integrante do grupo, além de ter que impedir que seu assassino ponha as mãos em uma grande quantidade de plutônio. Como ele também é um soldado experiente e com seu próprio grupo de mercenários, a missão não será tão fácil.
-->

Quando aluguei o filme, o rapaz da locadora disse que é uma boa comédia. Não estava errado. Mas também não decepciona na boa dose de ação. Achei até o enredo um pouco melhor que no primeiro filme. E teve um pouco mais de participação dos velhos guerreiros além de só uma breve aparição. 




 Veja também:

Os Mercenários

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Lenda do Tesouro Perdido - Livro dos Segredos

Duração: 124 minutos.

Durante a guerra civil americana, o tataravô de Ben Gates evitou que um grande tesouro caísse nas mãos de um grupo de conspiradores responsáveis pela morte do presidente Lincoln. Agora, no presente, ele é acusado de ser um dos conspiradores. Para provar a inocência do pai, Ben e seus amigos saem de novo à caça de mais um tesouro. E como nunca é fácil, desta vez terão até que sequestrar o presidente dos EUA para ter acesso ao lendário livro dos segredos, onde mais uma pista se esconde.


Tal qual o primeiro filme, possui um bom nível de ação com um bom jogo de inteligência. 





terça-feira, 7 de maio de 2013

Linha Mortal

Duração: 111 minutos

Cinco amigos decidem fazer uma experiência científica para definir se há algo após a morte. Para isso usam seus conhecimentos de medicina para ficarem clinicamente mortos, um por vez, confiantes nas habilidades dos colegas para reanimá-los. Com o sucesso e relatos do primeiro, os outros se animam a tentarem. Cada um que vai na sequência quer ficar mas tempo que o anterior, beirante o limite sem volta dos cinco minutos. No entanto, há consequências. Os pecados de cada um passam a persegui-los.




  Um triller bem feito e com um bom elenco. Nem precisou apelar muito para efeito especiais.





domingo, 5 de maio de 2013

Chocolate - doce mas mortal

Duração: 92 minutos

Zen é uma jovem autista criada só pela pobre mãe. Suas dificuldades são compensadas com uma extrema facilidade em absorver e compreender os movimentos de artes marciais, bastando ver filme de lutas e os treinos dos lutadores.
Quando sua mãe fica doente e precisando de dinheiro, ela e seu amigo vão atrás de cobrar algumas dívidas. Mas de sua mãe não são pessoas muito dispostas a pagar. Assim, Zen se vê forçada a usar suas habilidades.
-->

Para quem gosta do gênero de filme de luta, este é bem indicado. Quem conhece, perceberá que foge do tradicional Kung Fu e usa o já na moda estilo do Muay Thai.
Mesmo ainda sendo nada mais que uma boa coreografia, a maioria dos golpes convencem. E pouco se percebe o uso de dublês. A jovem e bela atriz é mesmo boa de briga. É só ver o making off para saber que nem todo o sangue era cenográfico.



sábado, 4 de maio de 2013

A Múmia

Duração: 125 minutos

Evelyn é uma bela jovem que trabalha num museu e que tem muito conhecimento de Egiptologia. Só que é um bocado desastrada. Quando seu irmão aparece com um antigo e intrigante objeto, ela descobre que um prisioneiro local, Rick O'Connel, a pode levar até a lendária cidade de Hamunaptra. No caminho descobre que tem outro grupo de exploradores interessando na cidade, e uma espécie de seita disposta a não deixados chegar lá a qualquer custo.
Em Hamunaptra encontram o livro dos mortos. Curiosa, Evelyn lê o livro e, sem querer, desperta a múmia de Imhotep. Esta trará para a Terra as dez pragas do Egito e tentará ressuscitar sua amada. Caberá à atrapalhada exploradora, seu novo amigo e seu medroso irmão mandá-la de volta para a terra dos mortos.
´ -->

De início pensei que fosse um filme de terror, mas tá longe disso. Nem as cenas mais fortes dão algum arrepio. É, na verdade, um excelente filme de ação e aventura, com uma bem acertada dose de humor. Já vi diversas vezes e recomendo. 


Roubando Vidas

Duração: 103 minutos

Quando um corpo é encontrado na cidade de Montreal, o FBI envia a bela agente Scott para ajudar a polícia local. Ela logo descobre que alguém assumiu a vida da vítima, e que vêm fazendo isso ao longo dos anos, mudando de vítima e de vida. Difícil será descobrir por quem este assassino está se passando agora. Felizmente poderá contar com uma testemunha que diz tê-lo visto.
-->

Embora o perfil de um assassino que assume a vida da vítima por um tempo seja interessante, o enredo do filme, assim com sua produção, é um tanto fraco e até previsível. Ajuda um pouco a Angelina Jolie como protagonista.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

2 Coelhos

Duração: 108 minutos

Edgar está cheio da corrupção do Brasil. Mesmo tendo atropelado e matado duas pessoas, nosso frágil sistema permitiu ele sair livre, com uma ajudinha por debaixo dos panos. Sem nada mais a fazer além de jogar videogame e ver pornografia, ele decide fazer um pouco de justiça com um ousado e bem inteligente plano que pune bandidos e político corrupto. Só que nem tudo sai como o planejado e sua ousadia pode ter sérias consequências.
-->

Um filme de ação brasileiro bem interessante e com um ótimo roteiro. No início é quase impossível entender tudo o que está acontecendo, parecendo até que há estórias paralelas. Mas a medida que os fatos se desenrolam, as peças do quebra-cabeça vão se encaixando até um final nada previsível.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Vôo da Fênix

Duração: 113 minutos.

Um avião cai em pleno deserto, sem comunicação e longe demais de qualquer lugar para os sobrevivente seguirem a pé. O jeito é esperar por ajuda racionando a pouca água que se tem. Mas há dúvidas se o socorro realmente virá, se os encontrarão e se chegarão antes que a água termine.
Um dos passageiros tem uma ideia aparentemente absurda: construir um pequeno avião com as partes que sobraram do que caiu. A ideia vai se mostrando viável. No entanto, se trabalharem na construção, consumirão mais água. Se o avião não voar, terão perdidos dias a mais que poderiam esperar por socorro. Mas esperar numa morte lenta também não é nada agradável. Assim, todos se apegam a esta esperança e começam a construção, numa corrida contra o tempo e numa aposta incerta para salvarem suas vidas.
-->


Refilmagem de um longa produzido em 1965 com o mesmo nome.











Outlander: Guerreiro vs Predador

Duração: 115 minutos.

Uma espaçonave cai na Terra no período e no território de Vikings. Junto traz uma fera assassina e um soldado que passa a caçá-la. Com sua nave destruída e sem seus equipamentos, ele só poderá contar com a ajuda dos ferozes guerreiros nativos. Mas para isso terá que conquistar a confiança deles e convencê-los que o quê tem matado seus bravos não é nenhum urso ou guerreiro de outra tribo, e sim um mal muito maior e muito difícil de ser vencido.
-->

Muito bom em termos de ação. Apesar de uma fera caçando gente ser tema batido, colocar essa batalha entre os Vikings e com a ajuda de um soldado do espaço foi até original e interessante.

Intrigas de Estado

Duração: 127 minutos.

O deputado Stephen Collins é ativo na sua luta contra empresas particulares de segurança que praticamente pretendem privatizar a segurança nacional.
Quando sua principal assistente morte em um acidente de metrô, sua comoção em público leva todos a crer num provável romance do bom moço casado.
Para ajudar seu amigo dos tempos da faculdade, e para conseguir uma boa reportagem, o jornalista Cal McCaffrey se embrenha em uma perigosa investigação do suposto acidente.
-->

Bom filme policial e de suspense. Tem só que prestar um pouco de atenção para não se perder na estória.


O Pacificador

Duração: 124 minutos

Ogivas nucleares são roubadas de um trem russo e encobertas com sua explosão. No encalço delas estão o tenente-coronel Thomas Devoe, com amplo conhecimento na área e contatos estrangeiros que o poderão ajudar, e a cientista Julia Kelly. Eles precisam interceptar as ogivas antes que cheguem aos seus compradores.
Só que nem todo terrorista é movido por religião ou ideais políticos. Por isso uma das ogivas segue um caminho diferente com um destino bem específico nas mãos de um pianista.
-->

Roteiro muito bem escrito e que exige um pouco de atenção constante para não perder o fio da meada. E com uma boa dose de ação.