sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Reino

Duração: 109 minutos.

Um atentado terrorista mata diversos cidadãos americanos na Arábia Saudita. Cabe ao agente do FBI Ronald Fluery e sua equipe fazer as investigações. Mas barreiras políticas e, principalmente, culturais dificultam em muito a missão. É preciso agir não-oficialmente para conseguir chegar o mais cedo possível à cena do crime. E com muito tato e perseverança para vencer as restrições impostas, conquistar o respeito dos locais e chegar aos responsáveis pelo massacre.
Filme de ação muito bom.

-->

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atrás das Linhas Inimigas

Duração: 106 minutos.

Um porta-aviões da marinha americana a serviço da OTAN envia um avião de reconhecimento para sobrevoar uma determinada zona onde a paz está sendo negociada. Ao notar uma movimentação pelo radar, o piloto e seu navegador decidem verificar, mesmo sendo fora da rota autorizada. São surpreendidos com um ataque terra-ar e abatidos. O piloto é executado pelo inimigo, enquanto o navegador consegue escapar. Mas seu comandante recebeu ordens de não resgatá-lo atrás das linhas inimigas, pois isso abalaria as chances de um tratado de paz. A única chance do navegador é conseguir escapar da feroz perseguição do inimigo, atravessar a zona em conflito e chegar ao ponto de resgate, bem longe do ponto da queda.

Um filme de ação muito bom.
Interessante é a posição do comandante. Tecnicamente seus superiores tem razão. Tentar resgatar uma vida e colocar dezenas de outras em perigo devido a continuação do conflito é ilógico. Mas ver seu homem morrer, tendo em mãos como salvá-lo e não fazer nada também não é certo. Como bom soldado, ele tem que acatar ordens.

Acho que eu não daria um bom soldado...


Suspeito Zero

Duração: 99 minutos

O agente do FBI Thomas Mackelway é transferido de unidade alguns meses após ir até outro país e prender um assassino. Como não respeitou as regras, o mesmo acabou livre e ele suspenso.
Logo no primeiro dia ele apanha um caso de assassinato em que um símbolo de um círculo cortado ao meio aparece. Logo ele descobre outros assassinatos e que as vítimas eram, na verdade, assassinos seriais que não eram percebidos pelo FBI por não seguirem um padrão nos crimes – são suspeitos zeros. O assassino desses criminosos direciona muitas informações a Thomas, principalmente de pessoas desaparecidas.
O agente não sabe o que o assassino quer com ele. Nem mesmo se é tão inimigo assim. Mas terá que encontrá-lo e descobrir. Afinal, ele ainda está caçando.

-->
Um filme de suspense até bom. O argumento é legal. É quase uma crítica ao FBI. Eles cria perfis de criminosos. Mas e os criminosos que não te exatamente um perfil?
Com esse bom argumento poderiam criar um roteiro e uma produção melhores.

O Som do Trovão

Duração: 110 minutos

No futuro, uma empresa desenvolve uma máquina do tempo e a usa para vender safáris pela pré-história. Assim, seus clientes são guiados por uma equipe especializada a um exato momento no tempo pouco antes do que já seria a morte de um dinossauro. Fazem isso sem tocar e nem pisar em nada. Tudo para evitar que se interfira na história. No entanto, após um incidente numa das viagens, o presente começa a mudar, se ajustando a uma nova cadeia de eventos históricos e evolutivos em que talvez a humanidade não faça parte.
Para acertar as coisas, a equipe terá que descobrir exatamente o evento que mudaram no passado, voltar e impedir que o mudem. Mas terão que ser rápidos, antes que não virem nem história.
-->


Mais um filme baseado no efeito borboleta, que diz que o bater de asas de uma borboleta pode afetar de tal modo os eventos que pode formar uma tempestade do outro lado do planeta. Prato cheio para a imaginação dos cineastas e que gera filmes razoavelmente bons como este. 


sábado, 22 de junho de 2013

Anjos da Noite

(Underworld)

Duração: 121 minutos

Há séculos, grupos de lobisomens e vampiros travam batalhas uns contra os outros.
Dentre os vampiros está a bela e sensual Selene, que luta movida por vingança de sua família morta enquanto humana décadas atrás. Ela descobre que seus inimigos estão atrás do humano médico Michael. O problema é saber o motivo de tanto interesse.
Enquanto o protege, ela acaba se envolvendo com ele. Agora os dois terão que lutar contra os lobisomens e traidores vampiros. E com isso descobrirão o que motivou toda essa guerra.
-->


Embora classificado como terror e ter vampiros e lobisomens,  não assusta ninguém. É, na verdade, um bom filme de ação.



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Hotel Ruanda

Duração: 121 minutos

Ruanda, 1994. A morte do presidente após um acordo de paz entre as duas etnias, leva o país a uma verdade carnificina nacional, onde a maioria hutu massacra a golpes de facões milhares de cidadãos da minoria tutsi.
Paul Rusesabagina é gerente de um hotel de luxo onde muitos estrangeiros se hospedam. Com o massacre nas ruas estes se foram. E também o chefão de Paul, deixando o lugar a seus cuidados.
O local, protegido por soldados a Onu, serve de abrigo para a família de Paul, dos funcionários, órfãos e dezenas de outras pessoas. Mas os soldados tem suas ordens de deixar o local. Assim, o pobre gerente tem que usar toda a sua inteligência e bom tato para negociar tanto com militares locais quanto com os militantes da revolta e assim manter as pessoas no hotel vivas até que alguém resolva socorrê-los.
-->


No momento em que escrevo esta resenha, várias manifestações teoricamente pacíficas acontecem pelo nosso país. Mas sempre aparecem alguns vândalos para se aproveitar da situação e depredar bens públicos e privados. E muitos oportunistas se aproveitam para saquearem lojas.
Vendo um filme desses, fico imaginando até onde a ignorância e a revolta pode levar as pessoas, principalmente em grupos.
Bom filme para se ver numa época dessas e pensar sobre o que é realmente importante.




Tinker Bell e o Segredo das Fadas

Duração: 75 minutos

O reino das fadas tem quatro bosques correspondentes às quatro estações do ano. Tinker e seus amigos vivem no bosque do Outono, que faz divisa com o do Inverno. As fadas do Inverno não podem passar para o lado do Outono, pois não suportariam o calor. E vice-versa. Mesmo assim, Tinker, movida pela sua inquieta curiosidade, se aventura a ultrapassar esse divisa. Logo suas asas começam a brilhar. E antes que congele, sua amiga a puxa de volta para o lado do Outono.
Tentando descobrir o motivo de suas asas terem brilhado, Tinker volta agasalhada para o lado do Inverno e descobre que tem uma irmã.
Agora as duas farão o possível para vencer as barreiras da natureza e das leis de seus reinos para ficarem juntas. Porém tal ousadia terá suas consequências.

A fadinha da Disney até que tem rendido boas e divertidas estorinhas longe de seu amigo Peter Pan. 


terça-feira, 18 de junho de 2013

Armagedom

Duração: 151 minutos.

Um acidente numa missão espacial revela um terrível fato. Um asteroide do tamanho do estado do Texas segue em alta velocidade em rota de colisão com a Terra. Se atingir o planeta, não sobrará uma bactéria viva. E o tempo para fazer algo é só de dezoito dias.
Dos vários planos só um parece viável. Viajar até o asteroide, perfurá-lo, implantar uma bomba atômica em seu centro e explodi-lo em dois. Cada parte passaria distante de um dos lados da Terra.
Para a Nasa, planejar uma viagem pelo espaço e aterrissar numa “projétil” gigante em direção ao seu alvo em tão pouco tempo é o de menos. Conseguir as bombas nucleares... Bem, é só pegar naquele estoque que não existe após o desarmamento... Difícil mesmo é fazer o buraco. Para isso chamam o melhor especialista do mundo em prospecção, Harry S. Stamper. Sem tempo para treinar os astronautas, ele e sua equipe é que terão de fazer o serviço.


Este, sem dúvidas, está na minha Top List dos melhores filmes que já vi (diversas vezes).
Tem um excelente nível de ação com suspense de te prender na poltrona. Bem combinado com uma dose de drama e um bom nível de humor. Tudo isso com um bom elenco. De brinde, temos ainda a beleza encantadora de Liv Tyler.
É diversão garantida para a família inteira.


Looper: assassinos do futuro

Duração: 118 minutos

No futuro, a máfia usa uma máquina do tempo para enviar pessoas a serem mortas por assassinos do passado, os loopers, contratados especialmente para isso. A vítima chega atada e encapuzada. É só matar assim que surgem à sua frente no local e hora informados e se livrar do corpo.
Para não deixar rastros, os empregadores também enviam cada looper do futuro para ser morto por seu “eu” do presente. Esse é o último serviço que é regiamente pago em ouro para que o looper possa viver bem sua vida até o dia fatídico.
Quando chega a vez de Joe, seu “eu” do futuro consegue escapar. Assim, enquanto ele caça sua versão mais velha para acertar as coisas, seus empregadores o caçam por não ter conseguido cumprir o contrato.
E enquanto foge, a Joe mais velho tem seus próprios planos para garantir seu futuro: matar a versão criança do responsável pela morte de sua esposa.

O filme estava indo bem e prometia até mais ou menos a sua metade. Dai acho que desandou um pouco, deixando a boa ação, que já tinha pegado fôlego, em banho-maria. Melhora depois. Mesmo assim, fiquei com a sensação que o roteirista se perdeu um pouco no caminho. Mas não deixa de ser um bom filme.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Soar into the Sun

Duração: 113 minutos

Tae-hun é um jovem piloto de caça sul-coreano que foi expulso do grupo de elite em acrobacias por fazer manobras muito perigosas. Transferido para uma unidade de combate, ele logo se apaixona pela bela sargento da equipe de manutenção das naves. No entanto, seu jeito atrevido e irresponsável de pilotagem não o ajuda a fazer amigos.
Quando seu país é atacado, um dos pilotos fica preso atrás das linhas inimigas. Só que os aliados americanos, prestes a atacar uma base norte-coreana, não permitem a operação de resgate. Felizmente seus superiores acabam não concordando. Com isso, o rapaz terá a chance de mostrar o valor de suas habilidades e, principalmente, de sua ousadia.

Bom filme, que bem poderia ser definido como o equivalente asiático de Top Gun. É só dá um desconto que a produção não é hollywoodiana.
Pena que provavelmente será difícil encontrá-lo nas locadoras, já que não achei nem título em português na internet. Se conseguir achar, vale ser conferido. 



Encantada

Duração: 107 minutos

Gisele é uma perfeita princesa dos contos de fada, literalmente. E está prestes a se casar com o príncipe Edward. Só que a madrasta deste não quer o casamento. Assim, ela providencia para que Gisele caia num poço que a traz para o mundo real, em plena Nova York. Perdida neste novo mundo, ela recebe a ajuda do advogado Robert e sua pequena filha. Com sua extrema inocência e delicadeza, Gisele encanta todos a sua volta, e arruma confusão.
Não bastando, a malvada madrasta envia um servo para matar a jovem com uma maça envenenada (original...).
Será que no mundo real haverá príncipe encantado que dê jeito?
-->

A estorinha do filme até que é boa. Basicamente é uma comédia romântica que satiriza as próprias animações musicais da Disney. 
Diversão para se ver com a família.


Pearl Harbor

Duração: 183 minutos.

No início da II Guerra Mundial, dois jovens amigos pilotos se apaixonam por uma enfermeira. Um deles inicia um romance com ela, mas logo parte para se juntar às forças britânicas no combate às forças aéreas alemãs. Tido como morte em combate, a enfermeira inicia um romance com o amigo dele. Só que, inesperadamente, o primeiro reaparece, bem vivo.
Durante essa complicada situação, a base em que estão de Pearl Harbor é atacada pela força aérea japonesa. Agora eles terão que deixar suas questões pessoais de lado e juntar forças para defender seu país.
-->
O romance pode ser pura ficção, mas o ataque sabemos que não. Foi até um dos motivos que levou os EUA para a grande guerra.
O filme não poupou efeitos especiais combinados com belas imagens e muita ação. Junte-se a isso um triângulo amoroso e se tem um ótimo três horas de um bom entretenimento.
Curiosidade: apesar da atríz principal ser até bonita, tem outra bem mais bonita se passando por feia entre as coadjuvantes. Reconhecem a atriz da personagem Sandra, uma das enfermeiras? É a mesma que mais tarde protagonizou Elektra.

Se seu interesse é pelos fatos históricos do ataque, então é melhor ver também o filme japonês  Admiral Yamamoto: a batalha de Pearl Harbor.


sábado, 15 de junho de 2013

Admiral Yamamoto: a batalha de Pearl Harbor


Duração: 140 minutos.

Durante o início da II Guerra Mundial, a Alemanha de Hitler propõe uma aliança com o Japão. Muitos do povo e o próprio exército é a favor, esperando que a guerra traga alguma prosperidade ao país. No entanto, a marinha é contra, principalmente na figura do experiente Almirante Yamamoto. Ele sabe que o poder bélico dos EUA é bem maior que a do Japão. E que o ditador alemão só quer mesmo usá-los para guerra. No entanto, ele é um soldado a serviço de seu país. Quando este finalmente decide pela aliança, o Almirante se vê obrigado a fazer planos para a guerra. Dentre eles, o mais ousado é um ataque à base naval americana em Pearl Harbor, com o objetivo de bombardear os porta-aviões e abalar a moral do inimigo. Mas, apesar do sucesso do ataque, os efeitos não foram bem os esperados.
-->


O filme mostra os bastidores da entrada do Japão na II Guerra Mundial, utilizando-se, principalmente, da visão do Almirante Yamamoto, do qual quase se faz uma biografia. Por isso mesmo, pouco se vê de ação.
Gostei do longa por mostrar a perspectiva japonesa no que se refere a esta grande guerra. É
muito fácil apoiar americanos vendo filmes romanceados como Pearl Harbor e esquecer que os soldados do outro lado também tinham famílias e que muitos só estavam cumprindo o seu dever patriótico, mesmo contra seus princípios.
Apesar de não ter o padrão hollywoodiano, vale ser conferido.


Steamboy

Duração: 126 minutos.

Ray é um garoto da segunda metade do século 19, época em que o vapor era a grande fonte de energia que movia os trens e as máquinas das fábricas. Seu pai e seu avô são grandes cientistas que procuram otimizar esse poder, colocando em um único e pequeno recipiente esférico vapor sob uma poderosa pressão. Mas depois de um acidente, as coisas desandam. Depois o jovem Ray recebe a extraordinária esfera em sua casa. E é perseguido por uma poderosa fundação que quer o invento devido ao seu potencial bélico. E ela não é a única.
-->

Uma animação japonesa muito boa, bem produzida e com um roteiro, no mínimo, original. Uma espécie de ficção científica da era industrial, com muita ação e aventura.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os Doze Condenados

Duração: 150 minutos.

Em plena II Guerra Mundial, o comando dos aliados sabe que diversos oficiais do
alto escalão alemão estarão reunidos em um só lugar. Se conseguirem eliminar o máximo possível deles, abalarão a cadeia de comando de Hitler.
Para essa missão resolvem que doze condenados serão treinados. Em troca, aos que sobrevivem será dada o perdão e a liberdade. Aos que morrerem, uma morte mais digna e heroica do que seria na forca – o que faz diferença para os parentes que ficam.
Difícil, no entanto, será treinar esses indivíduos dos mais diferentes tipos e ainda conseguir que trabalhem em equipe. Só assim haverá alguma chance de sucesso na missão e de algum deles voltar vivo.

Um bom filme antigo para se ver. Tem um pouco de ação, mas ela se concentra mais mesmo é no final, durante a missão. O resto tá mais é para um leve drama com alguma comédia.


Jack Reacher - O Último Tiro

Duração: 130 minutos

Cinco pessoas são mortas por franco-atirador enquanto caminham na rua. Todas as fortes provas recaem sobre um único suspeito, treinado como atirador de elite. Sem dúvidas de que ele seja culpado, a polícia e a promotoria insistem em uma confissão a fim de evitar um julgamento desnecessário. Mas o suspeito pedem que encontrem um tal de Jack Reacher.
A polícia descobre que Reacher já foi um investigador, mas que agora sumiu do mapa sem deixar vestígios e sem motivos aparentes. Do nada o cara aparece perante a polícia e logo é recrutada pela bela advogada do suspeito para ajudar nas investigações.
Com sua perícia no assunto, Jack vê coisas que a polícia não viu. E apesar das provas contra, ele percebe a inocência do suspeito. Difícil será descobrir o motivo e quem está por trás de toda essa trama.
-->

O protagonista é um personagem saído dos livros de Lee Child. E é provável que volte às telas.
Normalmente filmes baseados em livros costumam ter um bom roteiro. Esse não é diferente. A trama e, principalmente, a astúcia sherlockiana de Jack para perceber a importância de alguns detalhes é o que realmente torna o filme interessante. A ação é boa, mas não tanto quanto é anunciada pela mídia. Mesmo o roteiro poderia ser um pouco melhor. Já de cara, mostram o rosto do atirador. Depois que a polícia prende o suspeito, é fácil perceber que não são a mesma pessoa. Seria interessante ter deixado um pouco de espaço para a dúvida.


terça-feira, 11 de junho de 2013

A Caçada ao Outubro Vermelho

Duração: 134 minutos.

O Outubro Vermelho é um submarino nuclear russo com um novo sistema de propulsão que o deixa tão silencioso embaixo da água que é capaz de passar desapercebido pelas defesas sonares americanas e alcançar a costa dos EUA para um ataque. Porém, não é essa a intenção da Rússia e nem do comandante do submarino, o Capitão Mark Ramius. Este e seus oficiais tem seus próprios planos e pretendem desertar, pedindo asilo aos americanos.
A Rússia, ao saber dos planos do capitão, envia suas frotas em seu encalço. E os americanos, vendo um submarino nuclear russo em direção a sua costa, faz o mesmo.
Apenas o analista da CIA Jack Ryan suspeita das intenções do capitão. Mas conseguir confirmar a deserção, evitar que o submarino seja destruído por russos ou americanos e ainda dar asilo a esses oficiais sem abalar as relações diplomáticas é uma tarefa quase impossível, que exigirá muita coragem e inteligência.
-->


Um excelente filme de ação e suspense baseado no livro de mesmo nome do autor Tom Clancy. Gostei muito do roteiro bem feito e inteligente, onde a ação tem mais a ver com um bom jogo de xadrez do que com explosivos.
O personagem Jack Ryan é o mesmo usado em outras tramas do autor e que também foram parar na telona, com em A Soma de Todos os Medos.

domingo, 9 de junho de 2013

Ike: o dia D

Duração: 89 minutos

Para terminar de vez com a II Guerra Mundial, os aliados planejam um grande ataque invadindo a Normandia – no que ficou conhecido com o dia-D. Para evitar conflito de opiniões, e até de ego, e garantir o sucesso, era necessário que toda a operação ficasse a cargo de um único comandante supremo, o general Dwight David Eisenhower. Mas orquestrar tamanha empreitada, com generais de outros países sob seu comando, formando a mais poderosa força armada da história da humanidade não é tarefa nada fácil. Mais difícil ainda é saber que os números no cálculo das prováveis baixas são centena de milhares de vidas de jovens.



Apesar de tratar de guerra, não se vê realmente ação.
O filme se foca nos bastidores do comando militar na contagem regressiva para o dia D. Se limita mais ao drama, por assim dizer, das difíceis decisões do importante general, mostrando-o como um homem de decisão e ao mesmo tempo humano e preocupado com seus soldados. Ao final do filme mostra bem isso, quando ele recebe a boa notícia que as baixas são percentualmente bem menores do que o esperado e pensa “ se é você ou alguém que você ama, as estatísticas (das perdas) serão 100 por cento para você”.
Esse general veio a ser o 34º presidente dos EUA. “Ike” era seu apelido.

Confesso que não reconheci Tom Selleck, apesar de fazer o papel principal, até ver seu nome nos créditos – já que vi pela TV. Deve ter sido pela falta do bigode...


Batman O Cavaleiro das Trevas

Duração: 152 minutos.

Com as ações de Batman, aliado ao tenente Gordon e ao novo promotor, a vida dos bandidos ficou mais difícil. Tem até cidadão fantasiado lutando contra o crime inspirado no herói.
Disposto a ajudar a máfia, pelo seu devido preço, surge o Coringa. Mas sua insanidade está além da razão e do dinheiro. Na disputa com Batman, ele traz o terror à cidade para que seus cidadãos façam o que ele quer. E seus atos fazem surgir o Duas-Caras, mais um vilão com sua sanidade comprometida buscando sua própria “justiça”. 
-->

Caramba! Não é a toa que a cidade tem um asilo em vez de um presídio.
Uma boa continuação desta que é a melhor versão de Batman para o cinema até agora. Que prove o faturamento de mais de um bilhão de dólares.
Tem um roteiro muito bom, excelentes efeitos especiais e ação que não acaba mais. E passa mesmo essa sensação com mais de duas horas e meia de filme.
Ah, e com certeza o título é para pegar carona na fama da versão em HQ de Frank Miller, bem conhecida dos fãs do herói.

Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge

Duração: 165 minutos.

Há oito anos que a cidade de Gotham está em paz. Sem a necessidade do herói que todos ainda pensam que é bandido, Bruce vive recluso em sua mansão. No entanto, um terrorista chamado Bane e seu grupo pretendem continuar o plano da Liga das Sombras de destruir a cidade. E para isso querem usar um projeto de reator por fusão financiado pelas indústrias Wayne, alterando-o para servir de uma poderosa bomba.
Diante dessa nova ameaça, Bruce é obrigado a voltar à ativa. Só que desta vez terá a inesperada ajuda da bela e charmosa ladra Selina Kyle, a Mulher-Gato.
-->

Ótima conclusão dessa grande triologia do herói.
Possui um nível de ação tão bom quanto os outros dois filmes e com um roteiro novamente de primeira. Minha única queixa é que tornar a cidade refém do medo ficou muito repetitivo.
Do final (?) da saga do herói até que gostei. Inesperado e bom.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Soma de Todos os Medos

Duração: 124 minutos

Numa época em que Russia e EUA procuram manter a paz, o agente a CIA Jack Ryan descobre uma venda de uma velha bomba nuclear no mercado negro, e que seu destino é seu país. Com sua detonação, o ânimo entre os dois países esquenta, com os EUA acusando a Rússia.
Tendo estudado bem o governante russo, Jack não acredita que ele seja o responsável. E se quiser evitar uma devastadora III Guerra Mundial, terá que provar isso, sem poder contar muito com a ajuda de seus exaltados compatriotas.
-->

Filme baseado na obra homônima de Tom Clancy. Por isso, um roteiro de trama e suspense bem elaborado e que sabe prender o espectador.
O personagem Jack Ryan também aparece em outras obras do autor e consequentemente nas suas versões para o cinema, como em A Caçada ao Outubro Vemelho.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Alta Frequência

Duração: 118 minutos

Um mesmo aparelho de radioamador. Duas épocas distintas. Uma forte mancha solar. E um policial às vésperas do trigésimo aniversário da morte heroica de seu pai bombeiro conversa com um estranho por esse rádio. O estranho, ele logo descobre, é o seu pai.
De alguma o aparelho está transmitindo para ele mesmo em uma conexão através do tempo. Com isso o policial consegue evitar que seu pai morra. Mas mexer no passado pode trazer graves consequências para o presente. E sem saber até quando o fenômeno no rádio vai durar, eles terão que correr contra o tempo para tentar acertar as coisas.

Um filme de ação e ficção científica bem interessante e que mexe um pouco com a nossa imaginação. Já pensou poder trocar ideias com seu avô lá no passado?
Interessante, também, é que o filme explora um pouco a ideia de que as coisas não acontecem por acaso. Pelo desencadear dos eventos, a morte do bombeiro evitou coisas piores. Daí é melhor não reclamar do pneu furado no meio daquela viagem de férias.


terça-feira, 4 de junho de 2013

O Pianista

Duração: 150 minutos

Wladyslaw Szpilman é um pianista na rádio de Varsóvia, na Polônia. Com o início da II Guerra Mundial, ele e sua família de origem judaica começam a ser perseguidos como todos os demais judeus. Chega ao ponto deles serem levados para os campos de extermínio. Felizmente, um antigo amigo evita que ele vá com os seus. Assim, sozinho, ele tenta sobreviver aos horrores da guerra e à fome. E nisto o seu dom já esquecido poderá trazer ajuda de onde menos se espera.
-->

Um excelente filme dramático baseado nas memórias do real pianista Wladyslau Szpilman.
Tem cenas realmente tocantes e algumas que chegam a ser engraçadas, como a luta dele para abrir um enlatado.
Vale a pena ver e rever, apesar da duração.


Nunca é Tarde para Recomeçar

Duração: 90 minutos

Rose é uma mulher de meia-idade, mãe de um casal de filhos e esposa há mais de duas décadas do mesmo homem. Isso até este resolver trocá-la pela bela e jovem assistente dela, que além de lhe roubar o marido, também lhe rouba o emprego.
Em meio a tudo isso, um grande amor do passado reaparece. Agora é decidir se continua na fossa esperando o marido voltar ou se sacode a poeira, dá uma repaginada e mostra para todos que a melhor vingança é ser ainda mais feliz.

O título no original traduzido seria Vingança de Uma Mulher de Meia-Idade (Revenge of the Middle-Aged Woman ). Novamente os profissionais brasileiros foram felizes na escolha do título da versão em português. “Vingança” tem uma conotação um tanto violenta em nosso idioma. O filme tem mais a ver com superação.
A estória é bem contada, num tom de divertido e narrada em primeira pessoa, do ponto de vista de Rose. 


segunda-feira, 3 de junho de 2013

007 Quantum of Solace


Duração: 106 minutos

Bond quer vingança pela morte da amada. Por isso, prende e leva para interrogatório o responsável, o Sr. White. No entanto, este diz que trabalha para uma organização que está em toda a parte. De fato, um dos seguranças da própria M tenta libertá-lo.
Seguindo as pistas que encontram nos pertences do Sr. White, Bond descobre poderosos membros da organização em um encontro secreto numa ópera. Ao matar um segurança inocente, acreditando ser um dos bandidos, a M revoga-lhe a licença para matar (seu 00) e cancela seus cartões de crédito. Mesmo sem o apoio de sua agência, 007 (ou só 7 agora?) ainda quer se vingar, e parte numa jornada particular para deter essa poderosa organização que quer negociar o governo de um país em troca de suas reservas do subsolo.
Como sempre, terá a ajuda de uma bela jovem que também busca sua própria vingança.
-->



Sequência de o Cassino Royale.
O título Quantum of Solace, poderia ser traduzido como “o quanto é suficiente”, numa referência à vingança de Bond. Mas Quantum também é o nome da organização criminosa. Com a dificuldade na tradução, o título ficou mesmo no original.
Bom filme e boa ação, nesta que considero a melhor versão do agente britânico.


Veja também

007 Cassino Royale

sábado, 1 de junho de 2013

007 Cassino Royale

Duração: 144 minutos

Após uma missão bem sucedida, o agente James Bond ganha sua licença 00, que lhe dá permissão para matar. Não demora a fazer uso dela ao perseguir um fabricante de bombas. Pelo celular deste, Bond descobre uma ligação com um banqueiro. Este cuida do dinheiro de traficantes e aproveita para usá-lo na venda a descoberto de ações (quando se vende ações que ainda não se tem, esperando que o preço caia para comprar as ações que deve). Para garantir o lucro, ele sabota as empresas para que o preço caia. Essa era a intenção de uma bomba que Bond interceptou.
Para recuperar o dinheiro perdido, o banqueiro organiza um torneio de pôquer, onde cada participante se “inscreve” com 10 minhões de dólares, com o vencedor levando tudo.
O MI6 quer impedir que o banqueiro consiga o dinheiro, pois assim precisará de proteção em troca de informações sobre seus chefes. Aí é que Bond entra como um dos jogadores, com a ajuda da bela agente do tesouro Vesper. Missão: ganhar o torneio. Bônus: ... (quer advinhar?)
-->

O filme marca o reinício da franquia 007, com a estória que começou tudo.
O personagem, a meu ver, ficou melhor. Deixou um pouco aquela posse de cavalheiro, ficou mais em forma e mostrou que também é bom de briga e menos dependente de aparelhinhos supertecnológicos. Numa época em que qualquer um (em tese) pode comprar um smartphone que deixaria os antecessores deste 007 morrendo de inveja, não faz mesmo sentido se apegar a esse ponto. Nem por isso deixou de ter o melhor que se pode.
O roteiro é muito bom, inteligente e tem boa produção.
E o faturamento recorde da franquia mostra que a nova roupagem agradou.

Viagem 2 - a ilha misteriosa

Duração: 94 minutos.
Alguns anos após sua viagem ao centro da terra, o jovem Sam Anderson está novamente envolvido com as histórias de Júlio Verne.
Desta vez capta uma mensagem codificada que acredita ser de seu avô. Com a ajuda de seu padastro, consegue decifrá-la. Ela indica localização de uma ilha que não está no mapa. Os dois seguem para um povoado perto do local indicado, e só um piloto de helicóptero e sua bela filha se dispões a levá-los até o local indicado. Após a queda da aeronave, eles se encontram na tal ilha, onde elefantes tem o tamanho de um pequeno cachorro e abelhas o de um elefante normal.
Com a ilha começando a afundar, eles tem pouco tempo para achar um meio de sair deste lugar estranho.
-->

Uma boa continuação do primeiro filme. Pelo menos esse teve uns efeitos especiais mais decentes. Com o bom faturamento, bem que merecia.