quinta-feira, 25 de julho de 2013

Demolidor - o homem sem medo

Duração: 103 minutos.

Quando ainda criança, Matt Murdock sofreu um acidente com um produto químico. Com isso ficou cego. No entanto, todos os outros sentidos ficaram altamente desenvolvidos. Sua própria visão bem diferente. Não enxerga mais a luz, porém é capaz de formar imagens através da recepção do som, como num radar. Com tudo isso, adquiriu grande habilidade motora e equilíbrio.
Com o assassinato de seu pai, um lutador de boxe que não se rendeu ao crime organizado, ele se foca na vingança contra o líder criminoso da cidade. Assim, já adulto, ele passa a combater o crime em duas frentes: de dia, como um excelente advogado, e a noite, como um vigilante numa roupa vermelha com chifre, lembrando o próprio diabo.
Em meio a tudo isso, conhece Electra, que busca se vingar do vigilante pela morte de seu pai sem saber que é o advogado com quem se envolveu.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Toda Prova

Duração: 93 minutos

A bela Mallory é uma agente de uma agência privada e espionagem que presta alguns serviços para o governo. Ela e sua equipe resgatam um refém, mas algum tempo depois ela descobre seu corpo em meio a outra missão com um objeto que o liga a ela. Agora terá que fugir da polícia e de seus ex-aliados e descobrir porquê a querem incriminar.


Um bom filme de ação com a bela e bem malhada lutadora do MMA Gina Carano na pele da protagonista. E com um elenco de peso de bons atores para apoiá-la, curiosamente só de homens.
A impressão que se tem é que o filme foi feito para promovê-la.
Que seja.

 





Ato de Coragem

Duração: 101 minutos.

Uma espiã americana é sequestrada. Uma equipe especial de soldados recebe a missão de resgatá-la. Mas ao fazê-lo, descobrem um plano terrorista visando os Estados Unidos. A volta para casa terá que esperar.

Filme de ação com um pouco de drama em que os soldados são reais, da famosa força de operação especiais americana SEALs. 


domingo, 21 de julho de 2013

O Homem de Aço

Duração: 143 minutos

Sabendo que seu planeta Krypton está prestes a se destruir, Jor-El prepara uma nave para salvar seu recém nascido filho, enviando-o a um planeta distante, onde as condições ambientais favorecerão a criança. Mas ele não contava ter que enfrentar uma revolta militar liderada pelo general Zod.
Na Terra a criança é criada pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent e orientado a esconder seus poderes. Assim, já adulto, ele vaga pelo mundo, usando seus poderes para ajudar as pessoas e sumindo. Até que suas andanças o levam a uma nave enterrada a milênios no gelo, onde uma espécie de programa na forma de seu pai biológico lhe esclarece sua história e a de seu povo. Só que, ao acionar a nave, ele chamou a atenção do general Zod para seu planeta. Agora o general quer invadir a Terra e transformá-la na nova Kripton.


Um reinício com um roteiro bem interessante para a história do Superman. E com muita, muita ação e bons efeitos especiais. E, finalmente, sem a “cueca vermelha por cima das calças” em seu moderno uniforme.
Só que o tempo de pouco mais de duas horas de filme parece ter sido pouco. Foi tanta ação, que a exploração da vida e dilemas do personagem (bem retratados no clássico Superman com Christopher Reeve) ficou reduzida a alguns flashbacks.
Com tanta inovação, quase acreditei que não veria um Clark Kent com seus óculos que não permitem a ninguém reconhecê-lo. Inverossímil, mas fazer o quê? Sem Clark Kent e seus óculos, não tem Superman.
Agora que já temos um bom Batman e um novo Superman, só falta uma boa versão para a Mulher-Maravilha para termos o trio central da Liga da Justiça e, consequentemente, um filme desta.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Homem que Mudou o Jogo

Duração: 113 minutos.

Billy Beane é o gerente geral de um time de beisebol. Ele tem um orçamento apertado e está perdendo seus principais jogadores. E também não tá gostando de perder os jogos.
Ao tentar comprar novos jogadores, ele conhece o jovem Peter Brand, formado em economia, que tem uma visão totalmente diferente sobre como gerenciar um time. Baseado em um estudo já publicado em livro, e desprezado, ele propõe escolher os jogadores através de uma análise matemática e estatística. Ele demonstra que muitos jogadores bons são desconsiderados por puro preconceito pelos olheiros, como, por exemplo, lançar a bola de um jeito esquisito.
Contratando Brand e usando seus estudos, Beane monta um time bom e relativamente barato. No entanto, ele tem que enfrentar a resistência dos tradicionais olheiros – que veem o novo método como uma ameaça a seus empregos – e do treinador, que recusa em usar as recomendações de do gerente quanto a posição dos jogadores.

Filme baseado em uma história real. 
 
O roteiro por si só é bom. E se torna mais interessante se adotado como forma de estudo de gerenciamento e busca de novas e inovadoras soluções.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Gangster

Duração: 158 minutos

Frank é o motorista de um gangster negro. E por quinze anos aprendeu junto do seu chefe os segredos do ofício. E quando este morre, ele se aproveita desse conhecimento e de contatos no exército americano no Vietnã para trazer droga pura de lá e comercializar na cidade, se tornando, assim, um rico gangster negro.
Sua tática sempre foi trabalhar um tanto na surdina, sem dar bandeira. Mas é difícil movimentar tanta grana e ser o novo chefão sem chamar a atenção de alguns policiais corruptos que também querem a sua parte.
Porém, nem todos os policiais são corruptos. O detetive Richie é tão honesto que ao encontrar um milhão de dólares no porta-malas de um carro, o leva para a delegacia. Isso não o torna muito popular entre seus colegas. Afinal, a “parte” de muitos deles estava ali. Mas graças a sua atitude, ele é chamado para chefiar uma equipe anti-drogas sob sua escolha e comando. E o novo gangster da cidade também chama sua atenção e seus esforços no sentido de capturá-lo.


Um bom filme policial baseado na vida do verdadeiro gangster Frank Lucas. E, claro, do detetive (que de tão honesto parece mesmo ser só ficção). 


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Aracnofobia

Duração: 103 minutos

O médico Dr. Ross resolve se mudar com sua família para uma cidadezinha do interior. Mas substituir o velho médico que já está na hora de se aposentar não será tarefa fácil. Pior ainda quando seus poucos pacientes começam a morrer. O que lhe dá o apelido de Dr. Morte. No entanto, ele descobre que seus pacientes foram mortos por uma nova espécie de aranha altamente venenosa. Muito azar para quem tem um forte medo irracional desses bichinhos devido a um trauma de infância.
Com as aranhas venenosas se multiplicando rápido e espalhando a morte ao redor, ele terá que encontrar forças para superar seu medo e ajudar seus aliados a encontrar o ninho central e já garantir a extinção dessa nova espécie.
 

Um filme de suspense (e não exatamente de terror) interessante. Não te faz ficar grudado no sofá. Mesmo assim já assisti a algumas reprises.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Operação Invasão

Duração: 101 minutos

Um prédio de 30 andares é explorado por um traficante e sua gangue, tanto para aluguel dos miseráveis apartamentos, quanto para seu principal negócio: drogas.
Uma equipe especial de policiais chega ao local com um objetivo: invadir o prédio e capturar o líder criminoso. Mas logo na entrada as coisas se complicam quando um dos policiais mata um menino vigia instantes depois dele dar o alarme.
A partir daí vários criminosos começam a perseguir e matar os policiais. E estes descobrem que nem podem pedir reforços. A operação oficialmente não existe! Ninguém mais sabe que eles estão ali.
Dentre os poucos policiais que vão conseguindo sobreviver está o novato Rama. Ele tem uma missão ainda maior. Levar de volta para casa o irmão que se uniu à gangue.
 

Um filme indonésio de ação muito bom. Tem grande foco em lutas marciais. E estão cada vez melhores nessas coreografias. Melhores até que os americanos. As lutas tem um nível de realismo e técnica que chega até a convencer. 


segunda-feira, 1 de julho de 2013

10.000 a.C.

Duração: 109 minutos.

Há 10.000 anos antes de Cristo uma tribo do alto de montanhas geladas encontra uma menina de olhos azuis, Evolet, que sobreviveu ao ataque dos “demônios de quatro patas” à sua gente. A velha sábia da tribo prediz o surgimento de um líder que desposará a jovem.
Anos mais tarde, o jovem D’Leh consegue o posto de líder após matar um mamute. Com o título veio o direito de desposar a jovem que já o amava. No entanto, a tribo é atacada pelo mesmo grupo de homens a cavalo que dizimou o povo de Evolet. Eles a levam e a vários outros para serem escravos em uma terra distante para construírem pirâmides.
D’Leh forma um pequeno grupo e segue o rastro do inimigo. E pelo caminho terá que enfrentar muitos desafios e alianças com outras tribos para conseguir derrotar esse poderoso inimigo cujo líder é tido como um deus.



Um filme de ação bem interessante e diferente.
Apesar do período histórico retratado, é melhor não usá-lo como referência em algum estudo já que se utilizaram de muita licença artística.