quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lincoln

Duração: 150 minutos

Em plena guerra civil americana, o presidente Lincoln e seus aliados trabalham duramente nos bastidores da política para aprovar uma emenda constitucional que abolia a escravidão no país. Com isso acabaria um dos principais motivos da guerra. Mas não será fácil convencer os congressistas e conseguir o número necessário de votos.


O filme retrata os últimos meses de vida do famoso presidente.
Tem uma produção muito bem-feita. E a atuação do ator na interpretação de Lincoln foi muito boa.
Como retrato de um drama histórico é um bom filme. Mas como se concentra muito nos bastidores políticos, fica um pouco cansativo de assistir. Creio que seu sucesso está em mostrar tão de perto a vida deste homem tão importante para a história norte-americana em um momento decisivo para esta nação.

Vale uma nota. Apesar da boa vontade e sinceridade de muitos personagens históricos, a abolição teve muito mais a ver com a economia do que com ideais humanistas. A agricultura (forte no sul americano) precisava de mão de obra. E a mais barata era a escrava. Mas a indústria (despontando no mundo e no norte americano) não. Ela precisava era de uma grande massa assalariada para comprar seus produtos. E escravos não compram produtos. Daí o conflito de interesses e um dos motivos da guerra civil americana. 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

The Tower

Duração: 12 minutos
Uma grande festa de Natal é realizada no alto de um edifício luxuoso. Como parte do evento, a empresa responsável contratou helicópteros com máquinas que faziam nevar sobre os convidados. No entanto, uma turbulência descontrola as aeronaves e uma delas se choca contra o edifício, causando rapidamente um grande incêndio.
Os bombeiros da cidade são chamados. E terão que trabalhar rápido no resgate das vitimas, antes que a abalada estrutura do prédio desabe.


Um filme de ação muito bom e com bons efeitos especiais. 


13 Assassinos

Duração: 126 minutos

Na época dos samurais, um jovem senhor prestes a se tornar um líder do povo, abusa de seu poder e comete vários assassinatos e violenta e mutila jovens inocentes. No entanto, nada pode ser feito contra ele devido a sua posição. E os samurais que o servem, mesmo reconhecendo todo esse mal, são obrigados, pela honra, a defendê-lo.
Para evitar que ele seja efetivado como líder e leve a nação à ruína, treze samurais se dispõe a uma missão para matá-lo. Mas não será nada fácil vencer as dezenas de guerreiros dispostos a defender o jovem.

Um bom filme de ação, com ótimas cenas de combate – no estilo samurai, claro. Talvez não agrade quem não esteja pelo menos um pouco familiarizado com a cultura japonesa. 


O Hobbit - uma jornada inesperada

Duração: 169 minutos

Bilbo é um Hobbit que vive tranquilo em sua casa tipo toca. Até que em sua porta aparece um mago convidando-o para uma aventura. Mesmo recusando, ele tem sua casa invadida por um bando de anões, que se reúnem ali para iniciar uma jornada até sua antiga cidade, dominada por um terrível dragão.
O pobre Hobbit acaba embarcando na aventura. Além dos perigos e inimigos pelo caminho, ele encontrará um poderoso anel.


O filme é o primeiro de uma triologia já anunciada, baseada no livro O Hobbit de J. R. R. Tolkien. As aventuras do pequeno Hobbit acontecem sessenta anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis.
A produção em si é tão boa ou até melhor que deste, já que dispões de melhores recursos para os efeitos especiais. No entanto, a estória da primeira triologia me agradou mais.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Django Livre

Duração: 166 minutos

Pouco antes da guerra civil americana, um pequeno grupo de escravos segue acorrentado pela floresta escoltados por dois homens armados, quando são interceptados por uma estranha carroça de um dentista. Este, na verdade, é um caçador de recompensas e que precisa do escravo Django para encontrar um trio de criminosos. Assim, após libertado pelo doutor que é contra a escravidão, o ex-escravo passa a seu parceiro nas caçadas e aprende o ofício e o bom uso das armas.
Agora que é um homem livre e com o dinheiro de um longo inverno de boas caçadas, Django quer encontrar sua esposa que foi vendida por seu ex-dono. Só que ela é propriedade de um poderoso homem do sul. Para resgatá-la, os dois bolam um plano audacioso que exigirá muito sangue frio do negro livre em um meio escravagista.


Um faroeste até bem interessante. Embora um bom trecho do filme nos faça esquecer disto.
A produção é muito boa. Usaram até as letras das antigas aberturas dos velhos filmes do gênero. Um ponto contra é a extensa duração.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Céu de Outubro

Duração: 108 minutos

Homer vive numa pequena cidade onde a economia gira em torno de uma mina de carvão. Esta acaba se tornando o emprego da maioria dos homens da cidade, inclusive do pai de Homer, que deseja que seu filho também trabalhe lá. No entanto, o jovem tem seus próprios planos. E um dos seus objetivos é a feira de ciências. Como projeto, ele e seus três amigos, começam a desenvolver modelos de foguetes. Mas a dura vida de minerador faz seu pai desaprovar esses sonhos mirabolantes.


Filme baseado no livro Rocket Boys de Homer Hickam, que retrata a adolescência do próprio autor, que já adulto acaba trabalhando  na NASA.
A história é interessante não só pelo conflito de gerações, mas pela luta do rapaz em fugir ao destino já pré-determinado pela sociedade local. Até o diretor da escola acredita que aqueles jovens fatalmente acabarão nas minas. Visão não compartilhada por uma das professoras, que incentiva Homer e seus amigos a seguirem seus sonhos e a inspirarem os outros jovens.


Batalha por T.E.R.A.

Duração: 85 minutos

Num planeta muito distante na galáxia vive uma comunidade de uma espécie inteligente e pacífica, que assim aprenderam a viver após quase se destruírem em guerras. No entanto, seu mundo está sendo ameaçado por invasores alienígenas que destruíram seu próprio mundo e agora querem dominar este planeta e transformar sua atmosfera, de modo que possam viver nele, mesmo que isso signifique a morte dos demais seres locais.
Os alienígenas: o remanescente da raça humana.
Mas a amizade entre uma nativa e um humano pode definir o destino de ambos os povos.


Uma animação politicamente correta e com um roteiro bom e original. Só a produção é que poderia ser melhor.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Duro de Matar - um bom dia para morrer

Duração: 97 minutos


John McClane descobre que seu filho Jack está detido na Rússia e vai a julgamento. Ele decide ir até lá. Mas antes do julgamento começar, o tribunal é brutalmente atacado por homens que querem o outro prisioneiro em julgamento, Yuri, que possui um dossiê incriminador de um homem poderoso. Jack, que na verdade é um agente da CIA disfarçado, consegue fugir com Yuri. Porém, o surgimento do seu pai em meio a confusão o faz perder a janela de oportunidade de resgate. Agora, só poderá contar com a ajuda de seu velho para escapar dos homens armados atrás deles e cumprir sua missão.


Como todo filme da franquia, este tem muita ação e tiroteio. E uma das melhores sequências de perseguição de carros que já vi no cinema.
Porém, os anteriores tiveram roteiros melhores.