segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Homem de Ferro 3

Duração: 130 minutos

Após os eventos de Os Vingadores, Tony Stark ficou meio traumatizado, tendo algumas crises de ansiedade. Sem conseguir dormir, ele se dedica a produzir novas versões da armadura do Homem de Ferro.
Enquanto isso, um novo terrorista surge, o Mandarim. Alguns de seus soldados usam uma droga capaz de torná-los mais fortes e que regenera seus corpos. E que, eventualmente, pode explodi-los, gerando uma onda de calor capaz de incinerar tudo ao redor. Numa dessas explosões, o segurança de Stark, Happy Hogan, é gravemente ferido. Com isso, Stark desafia publicamente o Mandarim, dando até seu endereço. Convite aceito. Um violento ataque com helicópteros militares destrói a mansão e Tony Stark é dado como morto. Mas ele não é chamado “de ferro” à toa. Sobrevivendo e tendo apenas uma única armadura quase destruída, ele terá que arrumar um jeito de superar suas crises, se reerguer como puder e acertar as contas com o terrorista.


Apesar de muito bom, essa continuação, para mim, não chega a superar o primeiro filme.
O que eu sempre gostei no personagem Homem de Ferro é que ele é um super-herói, digamos, viável em nossa realidade. Basicamente é um homem com uma armadura tecnológica avançada. Esse tom de veracidade tinha no primeiro filme. Mas já estão colocando tantos exageros, próprios das HQ's, que isso está se perdendo.


A Origem dos Guardiões

Duração: 97 minutos


Breu, o Bicho-Papão, está com raiva das crianças não acreditarem mais nele. Para mostrar que ainda existe, ele passa a transformar os sonhos criados por Sandman em pesadelos. E na outra ponta ele trabalha para desacreditar os famosos Guardiões: Norte (o Papai Noel, numa versão meio russa), a Fada-dos-dentes e o Coelhão (ou Coelhinho da Páscoa).
Para reforçar o time dos Guardiões, Jack Frost – um rapaz que produz gelo e neve e em quem as crianças não acreditam – é recrutado. Juntos, eles lutarão para impedir que o Bicho-papão volte a assombrar as crianças como fazia na Idade Média.



Tão Forte e Tão Perto

Duração: 129 minutos

Dentre as vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 estava o pai do garoto Oskar Schell. Ele tem dificuldade em superar a perda, mas acaba encontrando no armário do pai um envelope contendo uma chave com apenas uma pista, a palavra “black”. Acreditando que o pai lhe deixou alguma mensagem, o rapazinho começa a visitar todas as pessoas das listas telefônicas que se chamam Black, na esperança de achar a fechadura que aquela chave abria. E acaba fazendo alguns amigos entre os mais variados tipos de pessoas que os Black's são. Com essa jornada, ele vai ganhando forças para superar a própria perda.


Um drama com um enredo delicado e que até emociona – principalmente aos americanos, por tocar num ponto tão sensível de sua história.
Gostei da atuação do jovem ator. Soube cativar o espectador.

Eclipse Mortal

Duração: 109 minutos

Num futuro bem distante, uma nave espacial é forçada a fazer um pouso de emergência num planeta onde, felizmente, o ar é respirável. Entre os sobreviventes está Riddick um perigoso assassino que estava sendo transportado para uma prisão. E ele é o menor dos problemas. No planeta habitam criaturas voadoras que saem na escuridão, já que qualquer luz  lhes é fatal. Como o planeta tem três sois, nunca anoitece e essas criaturas ficam debaixo da terra. Mas a cada vinte e dois anos acontece um eclipse  esconde os sois e deixa o planeta na escuridão. Como azar pouco é bobagem, estão justamente nesta época.
Sem suprimentos e com pouco tempo antes do eclipse, os sobreviventes tem que correr para achar um jeito de sair do planeta. E já que enfrentarão criaturas assassinas, nada melhor que se aliar a um assassino.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Procurado

Duração: 110 minutos

Wesley é um jovem com uma vida chata e rotineira. Além de ter que aguentar sua chefe gritando em seus ouvidos, não consegue sequer tomar uma atitude quanto a namorada que transa com seu melhor amigo.
No nada, surge em sua vida uma bela moça sacando a arma e mandando bala em um cara que, supostamente, quer matá-lo. Ela faz parte de uma irmandade de assassinos, da qual o pai de Wesley fazia parte. Como o filho herdou as mesmas habilidades de mira do pai, a organização o recrutou para treiná-lo e torná-lo um assassino, podendo vingar a morte do pai. Melhor que isso é poder se livrar da prisão que é sua vidinha de contador.


Filme de ação muito bom.
Afinal, quantos de nós já não quis mandar seu chefe para o inferno e dar uma surra naquele amigo traíra? Mas a liberdade pode cobrar um preço alto.
O roteiro é baseado numa história em quadrinhos muito boa, de mesmo nome. Só que o filme, apesar de violento, abranda um pouco as coisas. Nos quadrinhos, o protagonista se torna mau com força. 



 

Perfume: a história de um assassino

Duração: 147 minutos

Grenouille é um jovem orfão e muito pobre da Paris do século XVIII. No entanto, ele nasceu com um olfato extraordinário. Graças a este, ele percebeu e se encantou com o perfume exalado pelo corpo de uma bela jovem vendedora de frutas. Acidentalmente ele a mata. Mas seu maior desgosto foi perceber que o cheiro inebriante havia sumido após a morte.
Determinado a extrair e conservar a essência deste perfume, ele aprende o ofício perfumista e começa uma série de assassinatos de jovens e belas mulheres para obter, digamos, seus ingredientes.

Baseado no livro homônimo do escritor Patrick Süskind.
O roteiro em si é bom, original, e o filme bem produzido. Mas, como posso dizer..., o “tom” da narrativa, com alguns exageros bizarros e tentativa de algum humor, além de um final de gosto questionável, quase estragaram a estória.

Oblivion

Duração: 124 minutos

Num futuro não muito distante, a Terra está devastada por uma guerra contra alienígenas, chamados de Saqueadores. Mesmo tendo vencido a guerra, os humanos tiveram que deixá-la, por não ser mais habitável. No entanto, eles precisam ainda da água do mar, retirada por gigantescas máquinas. Estas são protegidas por robôs voadores dos ataques dos Saqueadores. Para manter esses robôs funcionando, uma equipe formada pelo técnico Jack Harper e sua parceira Victoria permanecem na Terra. Por questão de segurança, tiveram suas memórias anteriores à missão apagadas. Mas uma memória meio distorcida permanece nos sonhos de Jack, onde aparece uma estranha mulher.
Quando os saqueadores conseguem trazer à terra uma antiga espaçonave que permanecia em órbita, Jack descobre que entre os sobreviventes está a mulher com quem sonha. Só que os robôs querem matá-la. Jack passa a protegê-la e a buscar respostas. E descobrirá que a história não é exatamente como lhe contaram.


Um bom longa de ficção científica. Tem um visual bem trabalhado.

Jogos Vorazes

Duração: 142 minutos

Num mundo pós-apocalíptico, doze distritos são obrigados a enviar cada um dois jovens entre 12 e 18 anos para os Jogos Vorazes, uma espécie de reality show onde apenas um sairá vivo.
Quando a irmãzinha de Katniss é sorteada para participar, ela se oferece para ir no lugar dela. Os vinte e quatro jovens recebem conselhos e um rápido treinamento após o qual são colocados em uma floresta dentro de uma enorme redoma, onde os eventos são controlados pelos organizadores. Além de ter que sobreviver aos perigos da floresta e conseguir comida e água, Katniss terá que sobreviver ao ataque dos outros competidores e às sabotagens dos organizadores.

Filme baseado no livro homônimo de Suzanne Collins.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cálculo Mortal

Duração: 121 minutos

Dois jovens estudantes estão meio entediados. Um deles é muito inteligente e meticuloso. O outro é do tipo popular e rico. Juntos eles planejam um crime perfeito, apenas por diversão. O desafio é não serem pegos e ainda incriminar outra pessoa. Só não contavam com a inteligência e perspicácia da detetive Cassie Mayweather, que pegou o caso de uma mulher encontrada morta – a vítima deles. Mesmo após o caso resolvido, ela não se dá por satisfeita e suspeita dos jovens. Mas com tudo se encaixando, com um assassino pego, ela terá que contar com mais do que sua intuição para conseguir prendê-los.


Filme tecnicamente de suspense no qual faltou o suspense. Não chega a ser ruim. Mas podia ter um roteiro menos lento e menos previsível.


O Pagamento

Duração: 119 minutos

Michael Jennings é um engenheiro que consegue descobrir como determinadas coisas foram construídas e até melhorá-las. Para que o segredo de suas descobertas fiquem bem guardados, ele aceita que suas memórias do período em que realizava o serviço seja apagadas.
Devido a seu talento, ele é chamado para um serviço especial que durará três anos. Mesmo tendo esse período apagado de sua vida, o pagamento vale a pena e ele poderá finalmente se aposentar. Mas ao tentar descontar o cheque, fica sabendo que ele mesmo se desfez do dinheiro e deixou para si próprio um envelope contendo objetos insignificantes, como um clipe de papel, por exemplo. No entanto, esses pequenos objetos o vão tirando de algumas dificuldades. É quando ele percebe que, de alguma forma, conseguiu ver o futuro no período que lhe apagaram da memória. Assim, para descobrir o que ele quis deixar para si mesmo, começa a seguir as pistas no envelope.



Entrega Mortal

Duração: 108 minutos

Após uma falha na segurança de uma reunião de chefes de estado, um sargento é encarregado de transportar um prisioneiro militar. No caminho, este consegue fugir. Na tentativa de encontrar sua preciosa carga, o sargento descobre que seu prisioneiro não correspondia ao nome na ficha. Quanto mais ele tenta descobrir quem o fugitivo é, mais ele descobre que tem muita gente poderosa o encobrindo e dispostos a matar qualquer um que chegue perto da verdade. Mas como já o querem morto, só lhe resta se unir à sua ex-mulher e a um velho amigo da polícia para desvendar todo esse mistério.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Velozes e Furiosos

Duração: 106 minutos

Uma gangue de habilidosos pilotos tem feito roubos a caminhões. Para tentar pegá-los, o policial novato Brian O'Connor se infiltra no mundo das corridas de rua. Ele descobre quem são, mas acaba se envolvendo demais com eles, e até se apaixona pela irmã do líder. Agora ele terá que decidir de que lado quer ficar.


Primeiro filme de uma franquia que já fez década e vem só aumento os lucros. Os carros modificados que aparecem na tela chegaram mesmo a influenciar muitos jovens na vida real. Tem excelentes cenas de ação e, obviamente, de corridas. 

Velozes e Furiosos 6

Duração: 130 minutos

Um habilidoso grupo de pilotos mercenários tem dado muito trabalho para o agente Luke Hobbs. Para pegar esses criminosos, ele precisará de outro grupo de pilotos igualmente habilidosos. Por isso ele vai atrás de Dominic Toretto. Para convencê-lo a ajudar ele tem um trunfo na manga: a antiga namorada de Dominic, que todos achavam estar morta, faz parte da equipe de mercenários.
Dominic e Brian reunem novamente a equipe, com a promessa de Luke de ficha limpa se tiverem sucesso na captura dos criminosos. Só que desta vez enfrentarão um inimigo à altura.


Mais uma sequência da já famosa franquia. Como das outras vezes, tem muita ação e, claro, boas cenas de corridas nas ruas. 


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Invasão à Casa Branca

Duração: 120 minutos

Um avião cargueiro sobrevoa a capital dos EUA e é abordado por caças. Mas ele mostra a carga que tem: um arsenal poderoso de artilharia. Após derrubar os caças, ele segue em ataque até a Casa Branca. E não está sozinho. Por terra um forte grupo armado também ataca. Em poucos minutos os terroristas fazem o presidente e seus assessores reféns.
Um ex-agente do serviço secreto consegue entrar no local. Caberá a ele enfrentar sozinho os terroristas e impedir que consigam o que querem. E, se possível, salvar o presidente.

Filme bem ao estilo de Duro de Matar.




Guerra Mundial Z

Duração: 110 minutos

Um vírus, vindo não se sabe de onde, transforma os infectados em mortos-vivos (zumbis), ferozes e sedentos em poucos segundos, fazendo a epidemia se espalhar numa velocidade assustadora pelo mundo.
Um ex-investigador da ONU é chamado novamente à ativa para ajudar um cientista a encontrar a origem do vírus e assim providenciar uma vacina. Mas com a morte deste, o investigador terá que usar suas próprias habilidades para seguir as pistas e encontrar uma solução. E de quebra tentar não virar parte do problema.


Filme de ação e suspense muito bom e com ótimos efeitos especiais, apesar de um tema nada original.


Uma História de Amor e Fúria

Duração: 75 minutos

À época da chegada dos portugueses ao Brasil, um índio esta caçando ao lado de sua bela Janaína e inesperadamente consegue voar por um momento. O pajé lhe diz que ele é um escolhido de seus deuses. O chefe da tribo, no entanto, está mais preocupado em lutar contra a invasão dos portugueses, o que traz a guerra e a morte de sua Janaína.
Transformado em uma ave, ele voa por décadas, até reencontrar sua Janaína reencarnada. Ele volta a forma humana para amá-la. Agora eles são negros lutando contra a escravidão e o abuso dos soldados, que gera uma revolta sufocada por quem seria mais tarde conhecido como Duque de Caxias.
Perdendo novamente seu amor, ele se torna novamente um pássaro e a reencontra em plena ditadura militar. Mais uma vez ele se une a ela do lado dos mais fracos.
E o destino lhes reserva mais um reencontro no futuro, na luta pela escassa água monopolizada por poderosos.


Excelente animação brasileira. Não só tem uma bela produção, como o roteiro também foi muito bem escrito. Chega a ser um verdadeiro trabalho de arte.
É uma interessante forma de introduzir estudos sobre a história do Brasil, de uma nova perspectiva, e mesmo questões sociais e ambientais. Os produtores estão de parabéns. Conseguiram colocar esses temas sem tornar a obra chata.
Infelizmente nosso conceito de cinema de qualidade está muito americanizado. Por isso, temo que a obra não ganhe os devidos créditos.