quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lincoln

Duração: 150 minutos

Em plena guerra civil americana, o presidente Lincoln e seus aliados trabalham duramente nos bastidores da política para aprovar uma emenda constitucional que abolia a escravidão no país. Com isso acabaria um dos principais motivos da guerra. Mas não será fácil convencer os congressistas e conseguir o número necessário de votos.


O filme retrata os últimos meses de vida do famoso presidente.
Tem uma produção muito bem-feita. E a atuação do ator na interpretação de Lincoln foi muito boa.
Como retrato de um drama histórico é um bom filme. Mas como se concentra muito nos bastidores políticos, fica um pouco cansativo de assistir. Creio que seu sucesso está em mostrar tão de perto a vida deste homem tão importante para a história norte-americana em um momento decisivo para esta nação.

Vale uma nota. Apesar da boa vontade e sinceridade de muitos personagens históricos, a abolição teve muito mais a ver com a economia do que com ideais humanistas. A agricultura (forte no sul americano) precisava de mão de obra. E a mais barata era a escrava. Mas a indústria (despontando no mundo e no norte americano) não. Ela precisava era de uma grande massa assalariada para comprar seus produtos. E escravos não compram produtos. Daí o conflito de interesses e um dos motivos da guerra civil americana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário