terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma História de Amor e Fúria

Duração: 75 minutos

À época da chegada dos portugueses ao Brasil, um índio esta caçando ao lado de sua bela Janaína e inesperadamente consegue voar por um momento. O pajé lhe diz que ele é um escolhido de seus deuses. O chefe da tribo, no entanto, está mais preocupado em lutar contra a invasão dos portugueses, o que traz a guerra e a morte de sua Janaína.
Transformado em uma ave, ele voa por décadas, até reencontrar sua Janaína reencarnada. Ele volta a forma humana para amá-la. Agora eles são negros lutando contra a escravidão e o abuso dos soldados, que gera uma revolta sufocada por quem seria mais tarde conhecido como Duque de Caxias.
Perdendo novamente seu amor, ele se torna novamente um pássaro e a reencontra em plena ditadura militar. Mais uma vez ele se une a ela do lado dos mais fracos.
E o destino lhes reserva mais um reencontro no futuro, na luta pela escassa água monopolizada por poderosos.


Excelente animação brasileira. Não só tem uma bela produção, como o roteiro também foi muito bem escrito. Chega a ser um verdadeiro trabalho de arte.
É uma interessante forma de introduzir estudos sobre a história do Brasil, de uma nova perspectiva, e mesmo questões sociais e ambientais. Os produtores estão de parabéns. Conseguiram colocar esses temas sem tornar a obra chata.
Infelizmente nosso conceito de cinema de qualidade está muito americanizado. Por isso, temo que a obra não ganhe os devidos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário