domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como Treinar o seu Dragão

Duração: 98 min.
           
            Soluço é o jovem filho do líder de uma aldeia de vikins que vive sendo atacada por dragões.  Ao contrário dos adultos e dos seus colegas, ele é todo atrapalhado e toda vez que tenta ajudar, algo sai errado.   Mas ele não desistirá.  Usando seus talentos adquiridos como ajudante do ferreiro, ele constroi uma arma e consegue derrubar um Fúria da Noite – um dos dragões mais temidos e jamais capturado.  Só que ninguém vê e nem acredita nele.
            Disposto a ter o respeito dos demais, ele procura na floresta o local da queda do dragão.  Encontra-o.  Agora é só mata-lo, arrancar a cabeça e ser um viking respeitado.  Mas ele não é um matador. E com pena do animal, o liberta.  A partir daí nascerá uma amizade com mudará o modo dele de ver essas criaturas. Ironicamente, essa amizade lhe traz conhecimentos que são usados em seu treinamento de matador de dragões, dando-lhe o respeito dos demais.  Sem poder ser um matador, ele terá que mostrar à aldeia que os dragões não precisam ser inimigos.  Algo difícil de aceitar quando se tem a casa queimada por um deles.
           
            Uma animação realmente muito boa.  Tem uma excelente qualidade gráfica – e eu nem assisti em 3D – e um enredo bom, criativo e divertido.  O protagonista tem umas falas bem articuladas e com dose de humor.
            Para quem gosta de extrair um pouco mais dos filmes, esse oferece um debate interessante:  as idéias formatadas que a sociedade tem estão corretas?  E mais, o erro de se conceber idéias sobre seres (pessoas) sem as conhece-las direito. 
            E interessante observar a coragem do Soluço em defender suas convicções do certo e enfrentar a sua sociedade e a reprovação de seu próprio pai.  Algo realmente raro em nossa sociedade onde os princípios parecem seguir os interesses.   Afinal, qual de nós não mataria um dragão que lhe cuspiu fogo só para se tornar muito famoso?



Um comentário:

  1. Muito bom o texto sobre o filme, e é bem isso que acredito. A mensagem do filme é ótima, o filme é lindo, roteiro muito bom, animação excelente! Adorei e já assistir muitas vezes.

    ResponderExcluir