quinta-feira, 21 de abril de 2011

Alexandria


127 minutos.
-->

            No final do quarto século de nossa era uma mulher é filósofa e professora em Alexandria, no Egito.  Seu nome é Hipátia.   Ela é amada por um de seus alunos, Orestes, que mais tarde se tornará prefeito, e por seu escravo Davus, que após libertado, irá se unir aos cristãos, mais por rancor e rejeição aos deuses pagãos do que propriamente por aceitação a Cristo. 
  A cidade e sua famosa biblioteca são praticamente o centro do conhecimento da época.  No entanto, além das paredes da biblioteca a cidade vive um conflito religioso.  O Cristianismo, antes perseguido, passou a ser “tolerado” por força de lei.  Um conflito aberto agora se faz.  Os cristãos atacam a religião pagã e seus inúmeros e tradicionais deuses.  O conflito vai das palavras à ação e uma guerra civil se estabelece, com os cristãos cercando a biblioteca.  Esta é saqueada e dominada por estes.   Os cristãos passam a dominar a cidade e os perseguidos passam a perseguir, proibindo os cultos aos deuses pagãos.   Mas anos depois outro conflito vai se iniciar, desta vez contra os judeus (vale lembrar que apesar de Cristo ser judeu, estes não o aceitaram como o Messias prometido).
Em meio a toda essa confusão, Hipátia está mais preocupada é com o movimento dos astros, tentando compreender a órbita da Terra.  Mas inevitavelmente acaba se envolvendo nas questões políticas e por isso atacada pelos cristãos – que passam a considerá-la uma bruxa.
           
            O filme tem um roteiro muito bem escrito e uma ótima produção.  E acaba levantando questões interessantes.
            Primeiro, o quanto a religião é usada como ferramenta de poder.  No filme vemos políticos se convertendo ao cristianismo após esta se tornar religião oficial.  E vemos líderes cristãos usando seu posto com ambições políticas. 
            Segundo, o papel da mulher nesta sociedade.  Para os cristãos a mulher tinha que se calar perante o homem.  E Hipátia era uma mulher ativa, muito a frente de seu tempo.
            Terceiro, o conflito religião versus conhecimento, como se este fosse uma afronta ao Senhor. 

            É um filme bom de se ver como entretenimento e melhor ainda como instigador dessas questões nada ultrapassadas – infelizmente.

15 comentários:

  1. Como era nome do pai da hipátia"filosofa"???

    ResponderExcluir
  2. noossa amei esse resumoo

    ResponderExcluir
  3. Em q cena do filme demostra o senso comum?

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom o filme né?!!! Eu lhe agradeço pela a ajuda.

    ResponderExcluir
  5. não goste desse filme.

    ResponderExcluir
  6. Quais sistemas planetários são abordados no filme?

    ResponderExcluir
  7. No final ela morre que pena!!!

    ResponderExcluir
  8. Preciso de uma comparação do filme com noções de cartografia!

    ResponderExcluir