quarta-feira, 14 de março de 2012

Planeta dos Macacos: a Origem (Rise of the Planet of the Apes)


Duração: 105 minutos.

O jovem cientista Will Rodman pesquisa um remédio viral para o mal de Alzheimer, já que seu pai tem essa doença. O remédio atua diretamente nas células celebrais.
Quando uma chimpanzé submetida ao remédio finalmente demonstra sinais de aumento de QI, Will julga que já está pronto para começar os testes em humanos. Mas antes tem que convencer os investidores da companhia. Em meio a apresentação a chimpanzé enlouquece de fúria. Depois Will descobre que ela estava apenas protegendo sua cria, que ninguém ainda tinha visto.
Como a companhia mandou sacrificar todos os macacos da experiência, Will leva o pequeno Chimpanzé para casa e passa a chamá-lo de Cézar. Este logo demostra sinais de inteligência, herança genética do efeito do remédio.
À medida que cresce e sua inteligência se desenvolve, ele percebe que está mais para um macaco de estimação do que para um membro da família. Essa percepção da realidade vai gradualmente aumentando sua fúria. E quando finalmente ataca um vizinho na defesa do pai de Will, ele é trancafiado pelas autoridades numa espécie de refúgio-prisão para macacos. Lá ele terá que decidir: ser servo dos humanos ou líder do seu povo.
Em meio a isso, Will cria uma versão mais forte do vírus do remédio, já que o corpo humano rapidamente cria anticorpos contra a primeira versão. Mas o resultado desse segundo vírus é bem diferente nos humanos e nos símios.

Achei esse filme muito interessante. O enredo bem bolado dá, finalmente, uma boa base racional (dentro do possível) para toda a história da franquia.
Para quem não tem idade para se lembrar, na sequência original do Planeta dos Macacos, alguns macacos inteligentes do futuro voltam ao passado. Cézar é filho desses. Mas isso esbarra no paradoxo do avô (se você volta ao passado e mata seu avô, você não nasce. Se você não nasce, como pode voltar ao passado e matar seu avô?). Esse filme resolve este problema e ainda outro. Bilhões de humanos armados com alta tecnologia contra algumas centenas de macacos? Em quem você apostaria?
De quebra o filme tem boa ação e excelentes efeitos especiais. Se você não os notar, não se preocupe. A intenção é esta.
Vale ainda prestar atenção aos noticiários no filme que informam sobre uma certa nave espacial tripulada que se perde lá em cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário