quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dexter - 3ª temporada


Um homem de família e bom amigo.  (?)

            Um planejamento mal sucedido leva Dexter a matar uma pessoa desconhecida, o irmão caçula do principal assistente do promotor, Miguel Prado.  Este, buscando vingança, vai a caça do principal suspeito e surpreende Dexter já fazendo o serviço.  Este alega legítima defesa.  Mas mesmo assim Miguel se mostra grato e procura fazer amizade com Dexter e com o tempo o induz a um novo serviço e finalmente descobre seu segredo.  Agora nosso “herói” tem finalmente um amigo com o qual pode ser sincero. Mas em visões, projetadas pela mente de Dexter, seu pai lhe adverte sobre o quão perigosa pode ser essa amizade.  Será?  Um assassino em série frio e meticuloso pode realmente ter um amigo em quem confiar?
            E pai de família?  Pode ser?
            É até engraçado comparar o assexuado Dexter da primeira temporada com o macho no cio dos primeiros episódios da terceira.  Mas sejamos justos, a culpa é da Eva, digo, Rita.  Quem manda ficar oferecendo a maçã...
            Resultado: bebê a caminho.  E agora, papai?
            Para que tudo fique nos conformes, ele e Rita resolvem se casar.
            Parece que a vida, fingida ou não, insiste em seguir seu caminho.  

           
            Tá, e o grande vilão da temporada?
            Bem, até tem um criminoso em série que esfola suas vítimas até matá-las.  Mas este acaba ficando em terceiro plano, atrás do Dexter-amigo-do-peito e Dexter-pai.
             
            Apesar do personagem continuar se afastando do que era na primeira temporada, ainda continua muito interessante.  Principalmente quando tenta se adaptar a uma vida normal que insiste em se lhe impor. 
            Sua narrativa em primeira pessoa ao fundo agora foi enriquecida com o diálogo com seu pai.  Este parece ter se tornado a personificação de sua consciência, ou, na eventual falta desta, de seu código de conduta.  Mas ele também representa um certo conflito entre as duas gerações.
            Dexter acredita que seu pai se matou ao descobrir o monstro que ajudara a criar.  Um provável sentimento de fracasso como pai.  E agora aquele mostro será pai.  Também fracassará?

Dexter 1ª temporada
Dexter 2ª temporada 




Nenhum comentário:

Postar um comentário