domingo, 11 de setembro de 2011

O Discurso do Rei


Duração: 111 minutos.


            O rei Jorge VI tem um problema grave em face às suas funções: é gago.  E o problema se torna ainda mais grave devido ao momento histórico em que vive.  Antes, os reis discursavam sem a ajuda de microfones, de modo que poucos de fato os ouviam.  Depois de sua era, os discursos podiam ser gravados e editados.  Mas naquele momento histórico surgia o rádio, e sua voz podia ser levada ao reino inteiro e além.  E tudo tinha que ser ao vivo.  E como problema pouco é bobagem, está às portas a segunda grande guerra.  O rei, como líder de seu povo, terá que discursar à nação, preparando-a para este momento difícil.
            Como todos os tratamentos possíveis não deram certo, a esposa do rei – então ainda Duque – procura ajuda de um fonoaudiólogo nada famoso, um homem comum do povo.  Apesar de não ser formado em uma faculdade, ele é quem consegue os melhores resultados com o rei.  Mas será o suficiente?

            O filme é baseado em fatos reais.  O referido rei é o pai da rainha Elizabeth II da Inglaterra.  Graças a uma boa pesquisa dos produtores, conseguiram encontrar um herdeiro de Lionel Logue, o fonoaudiólogo, e com eles alguns diários contando como foram os encontros com o rei.  Com isso, conseguiram dá mais fidelidade à história.

            Apesar de o roteiro ser lento e a história, de certa forma, simples, ele consegue ser cativante.  Principalmente por se saber ser uma história real.  Imagine em plena segunda guerra mundial, um líder gago guiar uma nação contra os nazistas alemães, que são liderados pelo eloquente e persuasivo Hitler.
            No mais, é uma boa produção é merece ser vista.

            Nos extras do DVD tem o discurso original do rei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário