quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Lenda do Pianista do Mar

Duração: 160 minutos

No ano de 1900 um carvoeiro do navio SS Virginian encontra um bebê abandonado a bordo e decide criá-lo. Seu nome passa a ser o próprio ano em que nasceu. Assim, 1900, o bebê, cresce dentro do navio, sem jamais por os pés em terra firme. Ainda garoto descobre seu dom excepcional para música, principalmente piano. Passa assim a fazer parte do grupo de músicos do navio, divertindo os navegantes com seu grande talento.
Max era um dos músicos do navio e grande amigo do pianista. Mas a época de ouro passou, veio a guerra. E aquele grandioso navio está prestes a ser explodido. Temendo que seu velho amigo ainda esteja escondido lá dentro, ele tentará a todo custo desentocá-lo.
-->

Um filme, no mínimo, interessante.
O pianista, com seu talento extraordinário, teve chances de sair do navio, fazer fortuna e conhecer o mundo. Mas seu mundo era o próprio navio. E ele não ousara dar um passo fora dele. No entanto, longe de se sentir preso ou limitado, ele se sentia feliz.
É difícil imaginar alguém vivendo em um navio e não querer nunca sair dele. Será que não fazermos o mesmo? Quantos de nós (eu, inclusive) não transforma sua zona de conforto em um navio do qual não queremos sair, mesmo que seja para melhorar. Afinal, para que enfrentar o desconhecido?
O roteiro não tem nenhuma cena realmente marcante. Não tem drama suficiente para você chorar. Não tem humor suficiente para uma boa risada. E, com certeza, não tem nada de ação. Difícil até de acreditar que tenham conseguido material para mais de duas horas de película. No entanto, a estória cativa. E a narrativa, muito bem construída, ajuda muito nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário