sábado, 13 de outubro de 2012

Nenhum a menos

Duração: 106 minutos

O professor Gao dá aula numa escola primária muito pobre de uma pequena aldeia da China. Quando tem que se ausentar por um mês só consegue uma jovem de treze anos para substituí-lo. Ele a orienta como passar as lições no quadro e a gastar um giz por dia. E ainda insiste para que ela não deixa que nenhum aluno abandone a escola. Não quer nenhum a menos quando voltar.
Quando uma de suas alunas é escolhida para estudar em uma escola de esportes, ela faz de tudo para que essa aluna não vá. Mesmo que seja o melhor para a criança, seria ainda uma a menos quando o professor voltar. Mas o prefeito consegue levar a menina.
Isso não bastasse, o garoto mais arteiro da classe abandona a escola e vai para a cidade tentar trabalho para ajudar a família. Dois a menos já é demais para a jovem professora. Assim, ela decide ir sozinha à cidade grande atrás do seu aluno e trazê-lo de volta. Se conseguir encontrá-lo.
-->

Filme muito interessante, com um ótimo roteiro.
A produção em si não é de primeira. Tem horas que você pensa estar vendo um documentário. Só entendi o poque depois dos créditos finais, quando vi que na lista do elenco os atores tinham os mesmos nomes dos personagens. Bastou uma pequena pesquisa na internet para saber que o diretor realmente usou personagens, digamos, reais. Ou seja, o professor era realmente o professor e os alunos da pequena aldeia eram realmente os alunos reais daquela pequena escola. Até os coadjuvantes estavam representando eles mesmos em suas respectivas profissões. Daí as atuações não serem de primeiras. As crianças, naturalmente mais espontâneas, é que se sairam bem.
Se a ideia era retratar a realidade do ensino básico e a evasão escolar devido à pobreza no interior da China, essa estratégia foi muito boa.
E se substituir o elenco por um brasileiro, o mesmo roteiro serve para muitos municípios do nosso interior, sem precisar mudar uma vírgula.
-->


Nenhum comentário:

Postar um comentário