sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Deu a Louca nos Nazis

Duração: 93 minutos

Em 2018 uma espaçonave americana chega ao lado negro da Lua. Lá os astronautas descobrem uma base militar nazista construída ao final da II Guerra Mundial, ainda habitada. Há décadas eles planejam invadir a Terra. Para isso construíram uma enorme arma militar. Com a captura de um dos astronautas, o cientista local descobre que pode usar o smarthphone para ativar a máquina, já que ele tem um poder de processamento muito maior que seus antigos computadores. Mas quando a bateria acaba, eles enviam uma equipe à Terra para conseguir mais um desses aparelhos a fim de começar a invasão.

Tem alguns filmes que eu realmente não entendo como são aprovados para produção.
Este tinha a intenção de se humorístico. Falhou. Poucas cenas tiram, no máximo, um sorriso. Como ficção científica, então, nem se fala. 


A Filha do General


Duração: 116 minutos

A filha de um general é encontrada morta numa base militar. Tudo indica que ela foi violentada sexualmente. O investigador Paul Brenner assume o caso. Mas como o general está prestes a entrar por cima na política, todos parecem não querer que a verdade venha a tona e cause um possível escândalo. Só que ninguém contava com a persistência do investigador e sua disposição de encarar até as maiores patentes no cumprimento do seu dever.

Ótimo trailler policial.


Bom Dia, Vietnã

Duração: 121 minutos

Adrian comanda um programa de rádio no Vietnã destinado ao forças armadas americanas no local. Com seu jeito irreverente e humor sarcástico, ele levanta o moral das tropas e conquista a simpatia dos soldados e do alto escalão. Porém, seus superiores imediatos na rádio não gostam do seu jeito e buscam derrubá-lo. Principalmente após divulgar notícias filtradas pelos agentes do governo.
Procurando se aproximar de uma bela jovem da região, ele começa a dar aulas de inglês para uma turma de moradores e se torna amigo do irmão adolescente da jovem. Mas em plena guerra, com bombas explodindo perto dele e inimigos rondando, é difícil ter espaço para um romance.



Filme muito bom. Apesar de seu tom de comédia, ele tá mais para drama e crítica. 



Anáguas a Bordo

Duração: 124 minutos.

Na entrada dos EUA na II Guerra Mundial, um submarino que nunca disparou um torpedo é danificado nas Filipinas. Mesmo só com um motor funcionando, seu comandante está disposto a fazê-lo navegar novamente e levá-lo à uma base americana. Mas conseguir suprimentos e peças numa época tão difícil não é nada fácil. Por isso ele recorre a um tenente meio engomadinho e bem esperto para conseguir esses recursos, da maneira que for. Um dos recursos era tinta para pintar o navio. Só conseguiram vermelho e branco, que na mistura deu rosa. Para a primeira demão servia. O problema é que não deu tempo de terminar o serviço e um estranho submarino rosa começou a navegar os mares.
Como desgraça pouca é bobagem para o pobre comandante, ele ainda teve que levar a bordo cinco bonitas enfermeiras, uma das quais bem atrapalhada.
Desse jeito ele será mesmo uma lenda dos mares.


Filme antigo, de 1959, com roteiro bem original e engraçado. 




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Horton e o Mundo dos Quem

Duração: 98 minutos.

Horton é um elefante amável que descobre que existe um mundo inteiro dentro de um grão em uma flor. É a Quemlândia. Horton consegue conversar com o prefeito, Ned, que descobre que seu mundo é apenas um grão, totalmente exposto ao perigo.
Querendo proteger o pequeno mundo dos perigos da floresta, Horton se propõe a levar a flor a um lugar seguro. No entanto, a mãe Canguru, vendo os filhotes imitarem Horton em sua fértil imaginação, resolve acabar com essa estória e persegue o elefante, tentando tirar-lhe a flor. Para isso contará com alguns animais da floresta. Porém Horton está determinado a cumprir sua nobre missão.


Animação com um roteiro bem interessante e divertido. E que passa uma boa lição para as crianças. Nas palavras do elefante: “uma pessoa é uma pessoa, não importa o tamanho”.
Cabe também um pouco de filosofia. Afinal, diante da imensidão do universo, também vivemos em um grão.

O Despertar

Duração: 107 minutos.

Florence Cathcart é uma jovem caçadora de fantasmas numa Londres pós-guerra da década de 20, que ainda não conseguiu provar a existência desses seres. Ela recebe a visita de um empregado de um internato para garotos que afirma que um deles morreu de susto, literalmente, por um fantasma de um menino assassinado no local anos atrás e que continua por ali, assombrando.
Embora não acredite na culpa ou existência do fantasma, ela se instala no local com seus equipamentos. Logo percebe que existe, sim, alguma coisa por ali. E que de alguma forma está ligada a ela.

Apesar de ser classificado como terror, o filme não chega a assustar. Tá mais para um suspense. O roteiro, focado em poucos personagens e locais, até que permitiu uma produção simples, mas bem feita.




As Aventuras de Pi

Duração: 127 minutos

Pi é um jovem indiano que cresceu no Zoológico do pai. Quando este decide mudar, embarca todos os animais num navio. Numa tempestade, o navio naufraga e Pi se salva num dos botes. Mas um tigre consegue entrar no bote. Além de ter que sobreviver ao mar, Pi também terá que ficar alerta para não ser o almoço do outro sobrevivente.


O roteiro do filme, baseado no romance Life of Pi de Yann Martel, até que é bem interessante. E melhor ainda a produção, com efeitos especiais que conferem uma verdadeira poesia visual a algumas cenas.

Velozes e Furiosos 4

Duração: 107 minutos.
Por ser alvo de perseguição das autoridades por causa de roubo à caminhões de combustíveis, Dominic resolve sumir por uns tempos. Com isso, espera poder proteger seus amigos e, principalmente, sua namorada Letty. Mas logo ele tem que reaparecer para vingar o assassinato dela. E com isso acaba esbarrando nas investigações de seu antigo amigo do FBI, o agente Brian. Mesmo em lados opostos da lei, os dois juntam forças para ir atrás do mesmo criminoso.


O filme marca a volta do ator Vin Diesel à franquia, já que não participou do segundo (Mais Velozes e Mais Furiosos) e fez só uma pequena aparição no final do terceiro (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio).





sexta-feira, 20 de setembro de 2013

João e Maria: Caçadores de Bruxas

Duração: 88 minutos

Quando crianças, João e Maria foram misteriosamente deixados na floresta pelos seus pais, os quais nunca mais viram. Atraídos para uma casa feita de doces, eles são capturados por uma bruxa má. Eles conseguem matá-la. E a partir daí começam sua caçada às bruxas.
Anos mais tarde eles estão atrás das bruxas que raptaram onze crianças de uma cidade. E nesta aventura descobrirão a verdade sobre seus pais e terão aliados improváveis que farão rever o conceito que bruxa boa é bruxa morta.

Como filme de ação é até bom. Como adaptação de conto infantil tá bem distante. Fora a introdução, a única ligação com o conto são os nomes dos personagens.
O “mundo” criado também serve bem para boas cenas de ação. Mas é meio difícil aceitar munição pesada a lá século XIX e XX em um cenário de aldeia da idade média.
O roteiro podia ser melhor também. Ficou parecendo adaptação de HQ para adolescentes. No entanto, se tira algo de bom. Os irmão acabam descobrindo que não dá para julgar ninguém pela aparência ou origem.




terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas

Duração: 105 minutos.

Três amigos cientistas que atuam na área de pesquisa da paranormalidade criam um sistema capaz de prender seres sobrenaturais e resolvem criar uma empresa de caça a fantasmas. Difícil é conseguir clientes quando o resto do mundo não acredita que esses seres existam. Aos poucos os fantasmas vão surgindo e eles vão ganhando clientes e fama. Mas os fantasmas não estão surgindo à toa.
No apartamento de uma das clientes, coisas estranhas – até para eles – acontecem, prenunciando a vinda de um ser sobrenatural muito poderoso. Com a cidade em perigo, caberá a eles deter a ameaça.


O filme é, merecidamente, classificado como comédia. Porém, tem um bom nível de ação, aventura e ficção científica. Essa combinação o torna bem agradável e divertido de se assistir.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Artista

Duração: 100 minutos

George Valentin é um famoso ator de cinema mudo nos anos da década de 20. Acidentalmente ele conhece a bela Peppy Miller e lhe dá uma forcinha para iniciar a carreira. Logo ela acaba sendo a principal atriz do novo tipo de cinema que surgiu: o falado.
Recusando-se a aceitar essa evolução, George joga todas as suas cartas num filme independente mudo, onde ele é ator, produção e diretor. Mas ninguém mais quer ver um filme mudo com um ator já fora de moda. Com isso vem a falência, o divórcio e a depressão.
Somente o seu cachorro e uma jovem amiga já famosa são quem tentam ajudá-lo, apesar de seu orgulho.

O drama até que é bom. Mas melhor mesmo é a produção, apropriadamente em preto e branco e muda – como nos anos 20. 


sábado, 14 de setembro de 2013

Trocando as Bolas

Duração: 118 minutos.

Dois milionários do mercado financeiro entediados resolvem fazer uma aposta no valor de um dólar. Apostam que até mesmo um mendigo pode substituir o jovem e rico investidor de sua empresa e ser capaz de fazer um bom trabalho. Usando seus recursos, conseguem fazer o jovem cair em desgraça e um mendigo assumir toda sua mordomia.  E este acaba, sim, fazendo um bom trabalho. Mas o mendigo acidentalmente descobre a aposta, e que, em breve, voltará para as ruas. Assim, procura o arrasado jovem magnata e junta forças com ele para um golpe financeiro vingativo contra os velhos milionários.


Apertem os cintos, o piloto sumiu!

Duração: 87 minutos.

Num voo comercial, alguns passageiros passam mal após a refeição com peixes. Entre eles estão o piloto, o co-piloto e o navegador. Sem ninguém mais para pilotar a aeronave, e com o risco de morte dos doentes, um ex-piloto de caça tem que assumir. Mas ele não pilota há anos por trauma de guerra. Só embarcou nessa para ter mais uma chance com o amor de sua vida, a bela aeromoça.

O filme já é um clássico da comédia. E, por sinal, muito bom. Não tem o que se poderia chamar de piada inteligente. Faz rir mesmo pelo ridículo e absurdo. Funciona. Já vi algumas reprises sem deixar de achar graça. Mas provavelmente não vai agradar aos mais exigentes.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Scandal

Scandal


Olivia Pope já trabalhou na Casa Branca e sempre teve um ótimo dom para lidar com política e controle de possíveis escândalos. Mas teve que se afastar por causa do envolvimento amoroso com o presidente, antes que esse se tornasse um escândalo que nem ela pudesse conter.
Aproveitando-se de sua vasta influência e conexões, ela monta uma equipe bem peculiar de associados que a ajudam a conter e resolver casos de possíveis escândalos de pessoas ricas e poderosas.


Série baseada numa ex-assessora de imprensa do Governo Bush.
Os episódios são muito bons. E a manipulação das notícias pela profissional é tal que a gente chega a pensar no quanto tem disso na vida real.


domingo, 8 de setembro de 2013

Intocáveis

Duração: 112 minutos

Um jovem negro dos subúrbios da França acaba de sair da prisão, onde cumpriu seis meses. Tentando conseguir um visto para um seguro-desemprego, ele acaba sendo contratado por um multimilionário tetraplégico como seu cuidador. Assim o rapaz passa a morar num luxuoso quarto na luxuosa mansão.
Com seu jeito extrovertido e nada politicamente correto, o jovem acaba ganhando a simpatia de todos ao redor e, principalmente, do seu patrão. Graças a esse relacionamento, e a sua espontaneidade, o rapaz consegue trazer alegria aos dias tristes do milionário e o animando novamente a viver.


Filme realmente bom e tocante. Baseado em fatos reais. 
Os produtores souberam administrar muito bem o drama com uma ótima dose de humor.
Além de uma boa lição de vida e de amizade, vale para a gente pensar. Afinal, ser rico (financeiramente) não significa ter o que realmente importa e nem necessariamente ser feliz. (Tá certo que ajuda muito...)


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A Outra Terra

Duração: 92 minutos

Um segundo planeta Terra surge no céu. E parece ser exatamente um espelho do nosso, onde todos tem um outro “eu” correspondente vivendo uma vida igual a nossa.
Na noite da descoberta desse planeta, a jovem estudante de astrofísica Rhoda, dirigindo distraída, colide violentamente contra um carro, causando a morte de uma criança e uma senhora grávida e deixando o pai de família John Burroughs em coma.
Alguns anos depois, a jovem sai da prisão, ainda atormentada pela culpa e com a carreira arruinada. Ao tentar pedir desculpa ao também arruinado John, ela não consegue e acaba trabalhando para ele como faxineira e se envolvendo emocionalmente, sem que ele saiba quem ela realmente é.
Enquanto isso, ela tenta um concurso para ganhar uma viagem a outra Terra.

Apesar do título, o planeta espelho é apenas o pano de fundo para o drama. Algo para se instigar a pensar em uma vida alternativa ou em uma nova chance. Afinal, se tenho um outro “eu”, será que ele está cometendo os mesmos erros? Ou em algum lugar a gente fez a coisa certa.
O foco do filme mesmo é o esforço da jovem em tentar se perdoar.
Se não tiver nada melhor para fazer ou ver, até que dá para assistir.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Monster


Dr. Tenma é um jovem médico cirurgião bem talentoso. E seu chefe sabe disso. Assim, o jovem faz as
importantes cirurgias e a equipe, na figura de seu chefe, leva o crédito. Foi assim, quando teve que interromper a cirurgia de um humilde senhor para operar uma pessoa famosa que deixou o hospital e o cirurgião chefe em evidência. Infelizmente o primeiro paciente faleceu. O que deixou o jovem médico com sentimentos de culpa.
Num outro momento, um menino dá entrada no hospital com um tiro na cabeça. Tenma percebe que a operação, apesar de difícil, é possível e pode salvar a criança. Novamente, em meio a cirurgia, ele é interrompido e ordenado que vá operar o prefeito. Determinado a não repetir o erro e salvar a criança, ele se recusa. A criança é salva, mas o prefeito não.
Anos mais tarde ele descobre que a criança se tornou um jovem loiro muito atraente, envolvente, inteligente, frio, calculista e assassino, responsável pela morte de vários casais. Sentindo-se responsável, dr. Tenma investiga as mortes e vira suspeito perseguido pela polícia. Agora ele segue mundo afora atrás de pistas que o possam levar a esse assassino e consertar mais um erro do passado.



Um anime muito bom, principalmente nos primeiros episódios. É bem produzido, tem bom visual e, principalmente, um ótimo roteiro.
Se esperar para vê na TV, vai ser difícil. Melhor procurar os episódios na internet.