quarta-feira, 25 de abril de 2012

5 Dias de Guerra



Duração: 113 minutos

Um jornalista americano e seu cinegrafista são pegos de surpresa pelo ataque russo à Geórgia, enquanto assistiam à um casamento local. Os convidados são atingidos pelo bombardeio.
Logo vários tanques e impiedosos mercenários começam a invadir as cidadezinhas e a destruir tudo e a matar e violentar os civis.
Enquanto tentam escapar da zona de conflito, a dupla de repórteres filma os crimes de guerra e arriscam suas vidas para transmitir as imagens ao mundo. Mas a mídia não está interessada no conflito. Preferem transmitir as Olimpíadas.
Paralelamente, o presidente da Georgia tenta de tudo para evitar o conflito. Mas os líderes mundiais também não demonstram interesse em ajudar.

O filme é muito bom. Tem ótimo nível de ação e é muito bem produzido.
Mais do que pelo entretenimento, ele vale pelos alertas. É fácil, para nós aqui tão distante, só ouvir falar da guerra no jornal e depois passar para a novela. O filme nos permite ter uma ideia mais próxima do conflito e de como ele afeta os moradores locais. E como chega a ser ridículo que, por pura questão política, se mate e desabrigue tanta gente inocente em tão pouco tempo. E de como a mídia e a política, “boa” ou “má”, agem de acordo somente com seus interesses.


Um comentário: