quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Julgamento de Nuremberg


Duração: 180 minutos



Com o fim da II Grande Guerra, um alto oficial alemão se rende pacificamente numa base aliada. A boa recepção e coleguismo dos oficiais aliados ao ilustre prisioneiro vai parar nos jornais e causa uma má repercussão no mundo.
Com isso um tribunal internacional especial para julgar alguns dos principais nazistas é criado e sediado em Norenberg, uma das cidade devastadas pela guerra.
O promotor americano Robert H. Jackson é designado para tomar as devidas providências e articular as acusações, juntamente com os promotores dos outros países aliados. No entanto, terá que enfrentar um hábil adversário no banco dos réus.

O filme é baseado em fatos reais e, realmente, é uma trama muito boa de se ver. Pessoalmente, vi repetidas vezes e faz parte da minha coleção.
A produção é boa, e tem ótimos atores. Mas é mesmo na trama que ele se destaca.
Parece simples, de início, condenar nazistas que mataram milhares de pessoas no chamado holocausto. Mas se é um soldado cumprindo ordens, até onde vai sua culpa?
Praticamente um filme obrigatório para os estudantes de direito e os de história.


Vale lembrar que tem um filme homônimo em preto e branco de 1961. Neste, o julgamento é de quatro juízes alemães envolvidos com o nazismo, que ocorreu durante o mesmo evento em Nuremberg. Bom filme, também. Ganhou vários prêmios em sua época.
Notaram alguma semelhança nas capas?


Recentemente a universidade de Harvard disponibilizou os documentos referentes a esse julgamento na internet (em inglês- naturalmente).





Nenhum comentário:

Postar um comentário