sábado, 15 de junho de 2013

Admiral Yamamoto: a batalha de Pearl Harbor


Duração: 140 minutos.

Durante o início da II Guerra Mundial, a Alemanha de Hitler propõe uma aliança com o Japão. Muitos do povo e o próprio exército é a favor, esperando que a guerra traga alguma prosperidade ao país. No entanto, a marinha é contra, principalmente na figura do experiente Almirante Yamamoto. Ele sabe que o poder bélico dos EUA é bem maior que a do Japão. E que o ditador alemão só quer mesmo usá-los para guerra. No entanto, ele é um soldado a serviço de seu país. Quando este finalmente decide pela aliança, o Almirante se vê obrigado a fazer planos para a guerra. Dentre eles, o mais ousado é um ataque à base naval americana em Pearl Harbor, com o objetivo de bombardear os porta-aviões e abalar a moral do inimigo. Mas, apesar do sucesso do ataque, os efeitos não foram bem os esperados.
-->


O filme mostra os bastidores da entrada do Japão na II Guerra Mundial, utilizando-se, principalmente, da visão do Almirante Yamamoto, do qual quase se faz uma biografia. Por isso mesmo, pouco se vê de ação.
Gostei do longa por mostrar a perspectiva japonesa no que se refere a esta grande guerra. É
muito fácil apoiar americanos vendo filmes romanceados como Pearl Harbor e esquecer que os soldados do outro lado também tinham famílias e que muitos só estavam cumprindo o seu dever patriótico, mesmo contra seus princípios.
Apesar de não ter o padrão hollywoodiano, vale ser conferido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário