domingo, 9 de junho de 2013

Ike: o dia D

Duração: 89 minutos

Para terminar de vez com a II Guerra Mundial, os aliados planejam um grande ataque invadindo a Normandia – no que ficou conhecido com o dia-D. Para evitar conflito de opiniões, e até de ego, e garantir o sucesso, era necessário que toda a operação ficasse a cargo de um único comandante supremo, o general Dwight David Eisenhower. Mas orquestrar tamanha empreitada, com generais de outros países sob seu comando, formando a mais poderosa força armada da história da humanidade não é tarefa nada fácil. Mais difícil ainda é saber que os números no cálculo das prováveis baixas são centena de milhares de vidas de jovens.



Apesar de tratar de guerra, não se vê realmente ação.
O filme se foca nos bastidores do comando militar na contagem regressiva para o dia D. Se limita mais ao drama, por assim dizer, das difíceis decisões do importante general, mostrando-o como um homem de decisão e ao mesmo tempo humano e preocupado com seus soldados. Ao final do filme mostra bem isso, quando ele recebe a boa notícia que as baixas são percentualmente bem menores do que o esperado e pensa “ se é você ou alguém que você ama, as estatísticas (das perdas) serão 100 por cento para você”.
Esse general veio a ser o 34º presidente dos EUA. “Ike” era seu apelido.

Confesso que não reconheci Tom Selleck, apesar de fazer o papel principal, até ver seu nome nos créditos – já que vi pela TV. Deve ter sido pela falta do bigode...


Nenhum comentário:

Postar um comentário