terça-feira, 3 de abril de 2012

A Lista de Schindler


Duração: 197 minutos.

Oskar Schindler é um empresário alemão membro do partido nazista que visa lucrar com a guerra. Para isso emprega judeus para sua fábrica (são mais baratos que os trabalhadores católicos alemães).
Ao assistir o massacre de judeus do alto de um morro, ele passa a usar sua influência e seu dinheiro para subornar oficiais nazistas e trazer para sua fábrica alguns judeus. Mas tem que fazer isso sem demostrar aos seus amigos nazistas suas boas intenções.
Com a guerra avançando, a pressão dos nazistas sobre os judeus aumenta e muitos são enviados para campos de concentração, onde a morte é quase certa.
Disposto a salvar o maior número de vidas possíveis, Schindler cria uma lista de nomes de trabalhadores essenciais para a produção de sua fábrica. Estar na lista representa manter-se vivo.

Baseado em uma história real. Apropriadamente foi produzido em preto e branco, com raríssimas cores. Uma dessas cores marcantes foi a do casaco vermelho de uma menininha. Um toque de mestre. A obra toda, aliás, foi muito bem feita, sendo considerado um dos melhores filmes já produzidos na América.  Possui muitas cenas visualmente e emocionalmente impactantes. 
Apesar de suas mais de três horas de duração, é um filme que vale a pena ser assistido e difícil de ser esquecido.

 
  


Um comentário: