sábado, 25 de dezembro de 2010

Up Altas Aventuras

Até quando você vai adiar seu sonho?

O caladão e rabujento Carl Fredricksen, desde criança, é fã de Charles Muntz, um aventureiro que viaja pelo mundo a bordo de um dirigível e na companhia de seus fieis cães. É nessa infância cheia de imaginação que ele conhece a espevitada  Ellie, outra fã do seu herói.  Como os opostos se atraem, eles crescem e se casam.  E juntos planejam uma grande aventura: viajar até a américa do sul.  Enquanto isso, construem juntos sua casinha e montam um lar.  Só falta o filho.  Preparam o quarto.  Mas descobrem que ela não pode ter filhos.  Ela cai em tristeza e ele tenta reanimá-la revivendo-lhe o sonho da viajem.  Começam a economizar, mas sempre acontece um imprevisto que adia a viagem. Por fim ela adoece e morre.
Isso tudo foi só, digamos, o prelúdio do filme.  Fora a tagarelice da jovem Ellie, praticamente não há diálogos nessa parte.  Mas tem uma boa dose de carga emocional.
A segunda parte começa com o sr. Fredricksen já idoso, usando bengala e passando seus dias na varanda de sua casa, que ele insiste em não vender, apesar da insistência dos que construíram edifícios ao redor e estão de olho em seu terreno.  Aproveitando-se de um incidente em que ele agride um operário, ele é levado à Justiça e forçado a deixar a casa e ir para um asilo.  Como sempre foi vendedor de balões, ele as usa em milhares para erguer a casa e seguir flutuando ao local onde sempre sonhou em ir com sua esposa. Mas sem querer leva consigo um pequeno passageiro: um jovenzinho escoteiro que estava à sua porta.  Juntos eles viveram uma inusitada aventura e aprenderam importantes lições de vida.

Para quem gosta daqueles filmes que acrescentam algo mais além de alguns minutos de entretenimento, este é, sem dúvida, indicado. 
O protagonista só foi mesmo atrás de seu sonho quando já não tinha mais nada a perder.  Dá o que pensar.   E nos faz rever nossas prioridades.

            Não deixe de assistir também aos curtas do DVD.  São ótimos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário