segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dexter

Seriado

1ª temporada

            E você nunca sentiu vontade de fazer em pedaços aquele bandido assassino que a Justiça soltou por falta de provas?

            Dexter é um perito da polícia de Miami especialista em interpretações de respingos de sangue nas cenas de crime.  E ele tem uma necessidade básica: matar.
            Seu pai adotivo cedo descobre essa necessidade e, invés de interná-lo, procura direcionar essa necessidade para algo útil à sociedade: matar quem merece morrer.  Assim ensina seu filho a como fingir ser normal, para não levantar suspeitas.  E como policial também o ensina a como ser um assassino sem deixar pistas. (Eta pai compreensível!...)
            Seguindo o código que seu pai lhe ensinou, Dexter procura oportunidades de satisfazer sua necessidade buscando criminosos que a Justiça deixou livre.  Ele procura por provas da culpa do suspeito.  Tendo a certeza que sua futura vítima é de fato má e que merece morrer, ele a sequestra e a faz literalmente em pedaços.
            Que fique claro.  Dexter não busca fazer justiça.  Esta é apenas a desculpa.  Seu principal objetivo é satisfazer sua necessidade de uma forma, digamos, adequada.
            Alguns psicólogos dirão que existem muitos Dexters por aí.  Alguns se tornam criminosos outros cirurgiões.  Tudo uma questão de princípios ou simplesmente de conveniência social.
            Como consequência dessa necessidade, Dexter praticamente não tem sentimentos (ou vice-versa. Freud que explique).  Assim, ele não sente amor ou ódio.  E nem desejo sexual.  Mas ele tem que fingir que tem.  E isso gera cenas que beira ao cômico.  Como nas cenas em que a namorada tenta, digamos, dar mais um passo na relação e ele fica sem saber como agir, tentando sair fora.  Aliás, escolheu uma namorada com trauma de violência sexual justamente para evitar certas coisas.
            Mas esse mundo sob controle é abalado quando um novo serial killer surge na cidade com habilidades melhores que as dele.  Logo no primeiro episódio aparece um corpo sem uma gota de sangue.  O que impressiona o nosso “herói”.  Ele sente que finalmente tem um adversário a altura e gosta disso.

            A mídia faz uma propaganda que faz a série parecer algo do tipo Jogos Mortais.  Mas as sequências de execução e esquartejamento são mais sugeridas que vistas.                  
       O grande lance da série, a meu ver, é a narração em primeira pessoa nas cenas com o protagonista, o que nos faz entrar na mente desse assassino e até se simpatizar com ele.  Tal estilo provavelmente se deriva da obra na qual essa primeira temporada foi baseada, o livro Darkly Dreaming Dexter de Jeff Lindsay (que ainda não li).
           
Site do seriado

Nenhum comentário:

Postar um comentário